TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O Brasil e o Mercosul



O Mercosul entrou em funcionamento em 1995. Ao longo da década passada as relações comerciais entre os países tiveram avanços expressivos e vários projetos de infra-estrutura , como estradas, hidrovias e hidrelétricas , começaram a ser desenvolvidos levando em conta o crescimento desse mercado. Os países-membros do Mercosul representam 42% da população latino-americana e mais da metade de todo o valor produzido pela economia desta parte do continente. Alguns setores econômicos ficaram prejudicados com a concorrência externa , mas num primeiro momento ocorreu uma intensificação das trocas comerciais. Várias empresas brasileiras instalaram-se no Uruguai e , principalmente , na Argentina. Os produtos agropecuários e alimentícios uruguaios e argentinos inundaram o mercado brasileiro. Em parceria com a Bolívia , o Brasil construiu o maior gasoduto da América Latina , ligando as áreas de extração bolivianas aos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo , Minas Gerais e da região Sul. O turismo foi outro setor que registrou forte crescimento entre os países do Mercosul , em parte devido à maior facilidade de trânsito , com a eliminação de visto de entrada. Entretanto, a partir de 1999 , a crise econômica , sobretudo na Argentina , abalou as relações comerciais com o Brasil. A Argentina suspendeu algumas tarifas externas comuns , impôs cotas a uma série de produtos exportados pelo Brasil , como geladeiras , calçados , veículos , televisores , e o comércio dentro do bloco apresentou uma queda sensível . Apesar de formar uma união aduaneira , o Mercosul , na prática , tem funcionado com uma integração semelhante à de uma zona de livre comércio e , assim mesmo, limitada.


domingo, 24 de dezembro de 2017

O Pai Dos Pobres



Marlene ou Emilinha Borba , Jânio ou Ademar de Barros , Pelé ou Mané Garrincha. Acima de todos, Getúlio Vargas. Fãs, eleitores e torcedores nutriam verdadeira veneração por seus astros , fossem eles cantores , líderes políticos ou jogadores de futebol. As rivalidade , muitas vezes alimentadas para despertar ainda maior atenção , dividiam a opinião pública. Uma jogada de classe , um trejeito maroto ou uma frase de efeito rendiam horas de discussões intermináveis . Eram tempos das massas. Durante a democracia populista, de outubro de 1945 e março de 1964 , o Brasil teve quatro eleições presidenciais e dez presidentes , dos quais três foram depostos , dois eram vice-presidentes , quatro assumiram interinamente, um renunciou e outro suicidou-se no exercício do poder. Apenas dois completaram seus mandatos , apesar das corriqueiras ameaças de golpes de Estado . Destes últimos , apenas um era civil. A continuidade com o período anterior é evidente. No plano político , o populismo apresentava-se democrático , repleto de partidos e lideranças carismáticas , capazes de arrastar multidões a seus comícios e pronunciamentos. A ausência de um setor hegemônico era compensada , mais uma vez , pelo papel de árbitro que o Estado tinha de desempenhar. No entanto, com o voto , a população podia influir na composição das elites e nos destinos do país. Em termos econômicos buscava-se o desenvolvimento nacional pela industrialização , orientada pelo modelo econômico de substituição de importações. Do ponto de vista social , a crescente participação das classes trabalhadoras , a urbanização e as crises periódicas ampliaram a demanda social e as reivindicações trabalhistas. No conjunto , a sociedade brasileira experimentou um período de intensa politização e mobilização . Ainda sob a tutela do Estado.  A constituição aprovada em setembro de 1946 garantia a independência dos poderes (Executivo , Legislativo e Judiciário), restringia o direito de voto aos alfabetizados maiores de 18 anos, mantinha o imposto sindical obrigatório, reconhecia o direito de greve e estimulava o mandato do presidente em cinco anos sem direito a reeleição. Em linhas gerais, era bastante semelhante à Constituição de 1934 , também orientada pelos princípios liberais e democráticos. A democracia recém-instaurada seria refém de ameaças de golpe por parte dos setores mais reacionários do jogo político nacional. Uma espécie de recurso que visava compensar eventuais perdas eleitorais e concessões aos grupos populares.


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A Ocupação do Território : As Bandeiras



Embora muitas expedições para o interior do Brasil tivessem sido organizadas ainda no século XVI , foi no século XVII que o movimento bandeirista assumiu maior importância , tendo São Paulo como principal núcleo irradiador. Na primeira metade do século , prevaleceu o apresamento dos índios , cujo o preço era cinco vezes inferior ao do escravo africano e, portanto , muito mais acessível aos colonos paulistas. Essas expedições eram compostas  por uma grande maioria de índios e mestiços (as vezes chegavam aos milhares) e por poucos brancos (geralmente menos de cem pessoas), que assumiam o controle dos outros. Os índios que fossem encontrados eram escravizados , quando não morriam resistindo. Os bandeirantes criaram muitos atritos com os jesuítas , pois não respeitavam as reduções , que eram aldeias de índios catequizados pelos padres.   A violência dos bandeirantes parecia não ter limites. Vejamos , a título de exemplo, o relação do padre Montoya , sobre a incursão do bandeirante Raposo Tavares em Jesus-Maria, no Rio Pardo : "No dia de São Francisco Xavier (3 de dezembro de 1963) , estando celebrando a festa com missa e sermão , 140 paulistas com 150 tupis , todos muito bem armados de escopetas , vestidos de escupis , que são ao modo de dalmáticas estofadas de algodão , com que vestido o soldado de pés à cabeça peleja seguro das setas , o som da caixa , bandeira tendida e ordem militar , entraram pelo povoado, e sem aguardar razões , acometendo a Igreja , disparando seus mosquetes , pelejaram seis horas , desde as oito da manhã até as duas da tarde. Visto pelo inimigo o valor dos cercados e que os mortos seus eram muitos, determinou queimar a igreja , onde se acolhera a gente. Por três vezes tocaram-lhe fogo que foi apagado , mas à quarta começou a palha a arder , e os refugiados viram-se obrigados a sair. Abriram um postigo e saindo por ele a modo de rebanho de ovelhas que sai do curral para o pasto , com espadas , manchetas e alfanges lhes derribavam cabeças , truncavam braços , desjarretavam pernas , atravessavam corpos . Provaram os aços de seus alfanges em rachar os meninos em duas partes , abrir-lhes as cabeças e despedaçar-lhes os membros ". (IN: Davidoff, Carlos H, Baneirantismo: verso e reverso. São Paulo , Brasiliense , 1982 , p. 47-8). As bandeiras de apresamento geralmente ultrapassavam a linha do Tratado de Tordesilhas, pois em sua maioria ocorreram durante a dominação espanhola, período em que o tratado perdera o seu  valor. Contribuíram , portanto , de forma decisiva para a expansão territorial. Na segunda metade só século XVII predominaram as bandeiras que procuravam metais preciosos. Eram expedições bem menores e tinham um caráter mais pacífico. Seu objetivo não era mais o índio, cujo preço já não compensava os riscos , mas a descoberta de minas. Essas minas , como vimos, começaram a ser descobertos no fim do século XVII e propiciaram quase um século de riqueza aos seus exploradores.


sábado, 16 de dezembro de 2017

A Audição



O canal auditivo é revestido de mucosa na sua parte inicial, mas sua parede é óssea  na porção mais interna. Na primeira parte, existem glândulas secretoras do cerume, uma espécie de cera destinada a reter impureza e corpos estranhos. O ouvido externo termina ao nível do tímpano, uma membrana vibrátil (como o couro de um tambor), destinada a amplificar as ondas sonoras. O ouvido médio, também chamado caixa timpânica, é uma câmara com quatro aberturas e três ossinhos em cadeia: o martelo, o bigorna e o estribo. O primeiro desses ossos está em contato com o tímpano. Recebe as vibrações dele e as transmite aos demais até a janela oval, que dá acesso ao ouvido interno. O movimento ondulatório deverá passar pelo ouvido interno, percorrê-lo e voltar ao ouvido médio, chegando a ele de retorno pela janela redonda. A quarta abertura da caixa timpânica dá acesso à trompa de Eustáquio, um canal cartilaginoso que se abre na faringe. Graças a esse conduto , a pressão atmosférica age sobre o tímpano igualmente dos dois lados (de um lado, pelo canal auditivo externo; do outro, através da trompa de Eustáquio e da caixa timpânica), Quando há obstrução da trompa e de Eustáquio e o indivíduo muda sensivelmente de altitude, a pressão atmosférica exerce força desigual sobre uma das fases do tímpano, distendendo-o e causando sensação desagradável.


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O Renascimento: Entre o Mundo Medieval e o Início da Idade Moderna


Desde o século XII teve início um lento processo de transformação cultural a partir das cidades italianas, que se espalhou por toda a Europa. Nas escolas urbanas valorizava-se uma leitura da Bíblia que destacava a semelhança entre o homem e Deus. As cidades medievais tornavam-se centros de intensa produção intelectual oferecendo cursos que abrangiam desde o ensino mais elementar até os altos estudos universitários.  As atividades urbanas requeriam novas habilidades e conhecimentos . Ler , escrever e calcular eram indispensáveis à prática do comércio. As línguas vulgares começaram a ser utilizadas como meio de comunicação escrita e, em pouco tempo, dariam origem aos idiomas nacionais (francês , inglês , castelhano, português, etc.).  Uma alteração da sensibilidade artística começava a se manifestar desde o século XII com a valorização da cultura clássica (greco-romana) , do nacionalismo e do espírito crítico , do naturalismo (estudo da natureza) ameaçando o controle da Igreja. Mas essa relação com a Antiguidade não representava o desejo nostálgico de retorno ao passado. Os homens medievais sabiam que já eram "outros homens" , diferentes dos da Antiguidade. Queriam o poder , a ciência , a arte e a filosofia dos antigos adaptada ao seu mundo. Fazer renascer a produção intelectual não significava retornar ao mundo antigo , significava criar a partir dos antigos. O desenvolvimento da nova cultura correspondia às necessidades da burguesia de afirmar-se em uma sociedade dominada pela nobreza e pelo clero. Desde cedo , ricos comerciantes , denominados mecenas , patrocinaram os artistas.  Além do prestígio político que adquiriram em suas cidades , esses comerciantes contribuíram para a formação de um movimento cultural alternativo ao clerical, conhecido por Renascimento , que atingiu seu apogeu nos séculos XV e XVI e XVI. Nas artes plásticas, os homens do Renascimento produziram pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível e em uma série de princípios matemático e racionais, como equilíbrio, harmonia e perspectiva . Nas mãos de homens como Michelangelo e Leonardo Da Vinci  a arte tornou-se um meio de explorar a natureza. O movimento ultrapassou fronteiras e favoreceu o surgimento de manifestações intelectuais e artísticas originais. Shakespeare , Erasmo de Roterdã, Thomas Morus , influenciados pelos italianos , renovaram , segundo as tradições do norte , o pensamento do século XVI. Porém , a religiosidade não foi abalada com as inovações dos mestres italianos. A onipresença de Deus ainda determinaria as obras do homens.


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Blástula e Gástrula


Formada a mórula , ela deverá passar , logo a seguir , para as fases de blástula e, depois , gástrula. A blástula começa a se estabelecer quando o blastômeros (que formavam um maciço na mórula) passam a se organizar todos na periferia , delimitando uma cavidade central. Na segmentação parcial superficial , não há a fase de mórula, pois forma-se logo a blástula , envolvendo a massa vitelina. Nos outros tipos de segmentação forma-se primeiramente a mórula, para só depois surgir a blástula. Ela pode formar-se, como sucede na espécie humano, pela absorção de líquidos feita pela mórula. Esses líquidos acumulam-se no interior , induzindo a nova disposição dos blastômeros na periferia. Nos mamíferos, costumamos chamar a blástula de blastocisto. Vamos estudar, agora, separadamente , as etapas de blástula e gástrula em animais inferiores e, a seguir , nos mamíferos , tomando como exemplo a espécie humana. Inicialmente , a gástrula tem dois folhetos embrionários: o ectoderma e o endoderma. Diz-se que a formação da gástrula ou gastrulação se faz por embolia, quando ela ocorre uma invaginação de um pólo da blástula. O estudo da gastrulação por embolia é feito experimentalmente (em laboratório) com um animal chamado anfioxo, marinho , minúsculo , de corpo achatado, considerado popularmente como peixe , mas que na realidade é protocordado (meio termo entre invertebrado e vertebrado). A gástrula do anfioxo tem o formato de um balão . E você pode esquematizar esse balão de acordo com o corte que se faça no corpo dele- um corte longitudinal , passando-lhe pela boca,  ou um corte transversal (neste caso, a boca não aparecerá no esquema). Na gástrula do anfioxo , de repente começa a formação quase simultânea do mesoderma , do tubo neural e da notocorda (ou notocórdio). O endoderma origina duas evaginações laterais , que vão tomando a forma de duas bolsas, até que se estrangulam e se separam do endoderma. Essas bolsas laterais são o mesoderma. Elas deverão expandir-se cada vez mais até separar o ectoderma do endoderma. O folheto mesodérmico aplicando ao ectoderma recebe o nome de folheto somático e , juntamente com o ectoderma, constitui a somatopleura. O folheto mesodérmico grudado no endoderma é o folheto esplâncnico, que constitui com o endoderma a esplancnopleura. O espaço entre a somatopleura e a esplancnopleura é o celoma ou cavidade geral do embrião. Ao longo do dorso da gástrula, o ectoderma sofre uma depressão, originando uma espécie da canaleta- o sulco neural - , que posteriormente, fecha os seus bordos , delimitando um canal - o tubo neural . Esta peça embrionária deverá originar todo o sistema nervoso central do organismo que se formará. Ao mesmo tempo, na parte mais alta do endoderma , ocorre a evaginação longitudinal, que resultará na formação de um cordão fibroso paralelo ao dorso do embrião, chamado notocorda ou notocórdio. Este cordão fibroso representa o primeiro esboço de esqueleto axial do indivíduo . Nos animais vertebrados (peixes, anfíbios , répteis , aves e mamíferos) , a notocorda vai sendo gradativamente substituída (célula a célula) por tecido ósseo, que invade o seu espaço , até ser constituída , por substituição , a coluna vertebral. Durante este processo , vai havendo , simultaneamente um englobamento do tubo neural. Assim, quando surge a coluna vertebral, ela já envolve no seu interior a medula raquiana ou espinhal.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Os Órgãos Reprodutores Nas Plantas


Nos vegetais chamados intermediários , que compreendem as briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) , desenvolvem-se órgãos reprodutores masculinos chamados anterídios e órgãos reprodutores femininos chamados arquegônios . Nos anterídios, formam-se os anterozóides , células muito móveis , dotadas de flagelo duplo , e que representam os gametas masculinos. No interior do arquegônio, estrutura com o aspecto de uma minúscula moringa , forma-se a oosfera, uma célula haplóide (como aliás também o são os anterozóides) que representa o gameta feminino. Nos vegetais superiores (fanerógamos ou espermáfitas) , os órgãos reprodutores se concentram nas flores. Elas são , na realidade , um conjunto de folhas mais ou menos modificadas (algumas pouco, outras profundamente modificadas) que se dispõem formando os verticilos florais. São quatro os verticilos florais: dois protetores e dois reprodutores. Os verticilos protetores são o cálice e a corola. O primeiro constitui-se de peças ainda muito semelhantes a folhas comuns, verdes , chamadas sépalas. O segundo é formado por peças mais modificadas , dotadas de cores diversas , denominadas pétalas. Esses dois verticilos destinam-se à proteção das estruturas internas responsáveis pela função reprodutora. Os verticilos reprodutores compreendem o androceu e o gineceu. O androceu é o conjunto dos órgãos reprodutores masculinos- os estames. Cada estame possui uma pequena haste - o filete - , em cuja  extremidade se localiza a antera , pequena "caixa" dentro da qual são formados  os grãos de pólen. O gineceu é constituído pelos carpelos ou órgãos reprodutores femininos da flor. Cada carpelo possui um corpo globuloso , oco , chamado ovário, que contém no seu interior óvulos. O ovário se comunica com o exterior por meio de um longo tubo - o estilete- , o qual se abre na parte mais alta por meio de um pequeno platô enrugado e úmido - o estigma.  A fecundação ocorre nas plantas superiores após a polinização, isto é , depois que os grãos de pólen caem sobre o estigma. A polinização pode ocorrer na mesma flor da qual provém o pólen (autopolinização) ou em outras flores, até mesmo de outra planta da mesma espécie (polinização cruzada). O pólen é dotado de uma membrana rígida e rugosa , eivada de poros , denominada exina . Abaixo dela , fica outra membrana , porém muito fina - intina. No interior , há uma massa citoplasmática contendo dois núcleos , um esférico e com função vegetativa- o núcleo vegetativo - e outro com função reprodutora e aspecto semilunar (de meia-lua), chamado núcleo geratriz. Após a polinização , o grão de pólen absorve líquidos do estigma , sofre turgescência e , face à resistência da exina impedindo o aumento do seu volume , ele faz uma proeminência através de um dos poros dela, ocasionando o aparecimento do tubo polínico.  A essa altura , o núcleo geratriz já se dividiu em dois micronúcleos, que passam , juntamente com o núcleo vegetativo , para o interior  do Tubo Formacio. Daí, por diante , o tubo polínico se alonga , penetra pelo canal do estilete e se estica até alcançar a cavidade do ovário. Ele conduz na sua extremidade os dois micronúcleos - o que vai na frente denomina-se 1¤. Núcleo espermático, seguido de perto pelo 2¤ núcleo espermático. O primeiro deles representa o verdadeiro gameta masculino. O óvulo das espermáfitas contém um grupo de oito células que formam o saco embrionário . Uma delas é a oosfera , o gameta feminino. Durante a fecundação , a ponta do tubo polínico penetra no óvulo através de uma pequena abertura nos envoltórios deste, chamada micrópila. Imediatamente, o 1¤ núcleo espermático se junta com a oosfera , formando um célula diplóide - o zigoto - e caracterizando a fecundação propriamente dita . Logo a seguir , o 2¤ núcleo espermático funde-se com as suas células polares (haplóides), do que resulta uma célula triplóide- o mesocisto. Formam-se , então, quase simultaneamente , o zigoto (diplóide) e o mesocisto (triplóide). De sucessivas divisões do zigoto , resultará um pequeno embrião vegetal ou plântula. As divisões do mesocisto originarão o albúmen ou endosperma , que envolverá o embrião. Todas as células do endosperma são triplóides. A partir daí, o óvulo cresce e começa a se transformar em semente. Esta produzirá auxinas que levarão o ovário a enorme hipertrofia, constituindo-se em fruto. Enquanto isso, as pétalas e frequentemente as sépalas caem, deixando o fruto exposto e em evolução. No interior da sua semente, encontra-se o embrião que, um dia, germinará , originando nova planta da mesma espécie. Há plantas em que não se observa a fecundação , mas , ainda assim, o ovário se hipertrofia , originando frutos sem sementes. Esses frutos são chamados partenocárpicos. A banana constitui um exemplo.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O Casamento


O casamento cristãos representa, desde os tempos medievais , uma das mais profundas formas de dominação social. Desde então, tratava-se de restringir o comportamento sexual e controlar a reprodução da comunidade, em todos os seus níveis . O matrimônio público , dirigido pelo Padre, salientava o caráter sagrado das relações sexo-sociais, levando-as para  muito além da esfera de decisão dos indivíduos envolvidos. A benção matrimonial e o estabelecimento de um contrato legal  opunham-se ao concubinato . O casamento inscrevia-se no cotidiano medieval como uma prática disciplinadora das diversas ordens , sobretudo da nobreza. O adultério era seu contraponto . Significava o desregramento moral do tecido social e a possibilidade da pulverização de bens, contida pelas proibições de legados e doações a amantes. Para a nobreza era necessário controlar o comportamento feminino , porta de entrada para aventuras cavaleirescas, admitidas apenas de maneira simbólica nos jogos de amor cortesão. Por outro lado , juntamente com a guerra , as alianças matrimoniais constituíam meios de ampliação  das propriedades senhoriais e mesmo de incorporação de reinos e principados.


domingo, 26 de novembro de 2017

Ascomicetos


São também fungos com alternância de gerações  e complexos corpos de frutificação, as ascocarpos , de várias formas , frequentemente arredondadas. O ciclo reprodutor é muito semelhante ao dos basidiomicetos , pois a partir das hifas dicarióticas formam-se , na região central dos ascocarpos , muitos ascos alongados , contendo cada um oito ascósporos haploides. Esse número resulta de uma meiose inicial, seguida de mitoses. Os ascomicetos , assim como os basidiomicetos , são heterotálicos , pois as hifas fecundantes provêm de micélios diferentes. Alguns exemplos de ascomicetos são - Neurospora: bolor róseo , muito usado em pesquisas genéticas; Tuber : trufas , com grandes ascocarpos subterrâneos de excelente sabor , muito apreciadas na cozinha européia; - Morchella : Ascomicetos grandes e comestíveis; - Aspergillus e Penicillium : dois ascomicetos encontrados com frequência em frutos podres. Eles dão a cor verde-azulada às laranjas emboloradas. Foi no Penicillium que Alexander Fleming descobriu , em 1929 , a penicilina , o primeiro antibiótico. Ela impede a formação das paredes das células bacterianas , que não podem , então, se reproduzir. Sacchromyces : lêvedo ou fermento biológico da fermentação alcoólica. É também conhecido como fermento Fleishmann, usado em panificação e conservado em tabletes , em baixas temperaturas. Em maio de 1997 foi divulgada a notícia da obtenção do primeiro mapa genético de um eucarionte , o Saccharomyces cerevisiae. O mapa genético (genoma ) é a sequência de todos os nucleotídeos do DNA contido nos cromossomos . O trabalho é de grande importância , pois esse levedo é um microrganismo muito utilizado pelo ser humano, não só na indústria de alimentos e bebidas , mas também nas pesquisas de engenharia genética. O conhecimento de todos os genes do lêvedo facilitará sua manipulação e auxiliará na decifração do código genético de outros eucariontes.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Auxinas e Tropismos



Os tropismos são crescimentos orientados , induzidos por algum fator ambiental . Podem manifestar-se sob a forma de curvaturas de caules e raízes. Você viu, em item anterior , o fenômeno de curvatura do caule em direção à luz , que chamamos de fototropismo positivo. Além da luz , outro agente indutor de tropismo é a força gravitacional. Fala-se , nesse caso, em geotropismo. A raiz tem geotropismo positivo, já que cresce para baixo , no sentido do solo; o caule tem geotropismo negativo, porque cresce em sentido contrário à gravidade. Isso acontece porque , pela ação da gravidade, os hormônios produzidos nas pontas do caule e da raiz migram, concentrando-se nas regiões inferiores , do lado de baixo. Ora , na raiz, a região com muito hormônio não cresce , e a região com pouco hormônio cresce bem. O crescimento unilateral provoca, então, a curvatura para baixo (geotropismo positivo). No caule dá-se o inverso. A região em que existe muito hormônio cresce bem , o que não ocorre naquele em que há hormônio. A curvatura geotrópica é para cima (geotropismo negativo).  Além do crescimento , inúmeras funções nas plantas são reguladas por hormônios , como a formação dos frutos e a queda das folhas. A quantidade de AIA numa folha é inversamente proporcional à sua idade. S folhas caem quando essa concentração atinge um valor baixo , menor do que o existente no caule , no ponto de inserção do pecíolo. Forma-se no pecíolo da folha um tecido especial , a camada de abscisão , com células menores, dispostas em camadas transversais , destacando-se então a folha velha . Assim é explicada a queda das folhas no outono. O AIA estimula o desenvolvimento do ovário da flor , uma vez que , formadas as sementes , elas passam a produzir essa substância . Há , no entanto, frutos que se desenvolvem sem sementes (frutos partenocárpicos), como a banana , a laranja-baía , o partir de ovários com óvulos não-fecundados , por pulverização local ou por aplicação de pasta de AIA. No cultivo de plantas , há duas práticas bastante comuns relacionadas à ação dos hormônios: - Dominância ou Inibição Apical: Quando podamos uma planta, verificamos um profuso brotamento de gemas laterais , que se desenvolvem em muitos ramos. Essa é a poda de produção, que leva ao aumento do número de ramos, com flores e frutos. Enquanto estiver presente , a gema apical , ativo centro produtor de auxinas , inibe o crescimento das gemas laterais. Removido o centro produtor , as gemas podem se  desenvolver . Quando se substitui a gema apical por um bloco de ágar com AIA, verifica-se que continua a inibição das gemas laterais. Enraizamento de Estacas - Para obtermos maior porcentagem na "pega" de estacas , que devem enraizar rapidamente , podemos banhá-las por algum tempo numa solução de auxina antes de plantá-las. A solução também pode ser usada para regar as estacas após o plantio. As auxinas estimulam as regiões cortadas ou feridas , desenvolvendo-se aí meristemas responsáveis pela formação das novas raízes.

sábado, 18 de novembro de 2017

Hormônios Não-Glandulares


Ao contrário do que se pensava , os hormônios  não são produzidos apenas glândulas endócrinas pois , como já vimos , células dispersas por diferentes órgãos em todo o corpo liberam no sangue substâncias de ação hormonal . A mucosa intestinal produz a secretina e a colecistocinina , substâncias reguladoras da digestão ; o coração produz o hormônio atrial natriurético , que regula a excreção de sódios pelos rins. Neurônios especiais do hipotálamo, região do cérebro onde se liga a hipófise , liberam nessa glândula hormônios que a estimulam na produção de seus hormônios específicos. Em geral , elas produzem muitos hormônios que são liberados diretamente no sangue e que , assim , podem atingir os mais diferentes órgãos-alvo .  Seus hormônios têm importante função reguladora e a variação de suas concentrações no sangue provoca sinais clínicos bem marcantes , caracterizando as disfunções. Taxas aumentadas causam as hiperfunções e taxas diminuídas causam as hipofunções. Não se deve confundir uma hiperfunção com um hipertrofia , pois esta é o crescimento exagerado da glândula , acompanhado ou não de hiperfunção. No bócio endêmico , por exemplo, o "papo" , sinal bem marcante no pescoço , indica hipertrofia da tireoide. A falta de ioda na nutrição , o elemento constituinte das moléculas dos seus hormônios , leva à deficiência ou hipofunção da glândula.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

Os Aracnídeos


O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas : a dos antenados , representados por insetos, diplopodos , quilópodos (um par de antenas ) e crustáceos (dois pares de antenas) , e a dos quelicerados. Estes últimas não têm antenas e sim um par de quelíceras, que são apêndices articulados , com várias formas e funções , localizados na região bucal. As quelíceras podem ser inoculadoras de veneno (aranhas) , preensoras (escorpiões) ou , inda estiletes perfurantes (carrapatos) para sugar sangue. A maior classe atual de quelicerados é a dos aracnídeos , com mais de 65 mil espécies, na maioria terrestres. Seus três principais grupos são os aracnídeos, com todas as espécies de aranhas, venenosas ou não; os escorpionídeos, com os escorpiões , e os ácaros. O grupo dos ácaros inclui os carrapatos , que se alimentam de sangue (hematófagos) , e microscópicos parasitas dos folículos pilosos (cravos da pele ) e das camadas profundas da derme de mamíferos (como o causador da sarna). Há uma tendência de considerar os quelicerados um filo; os mandibulados , agrupando insetos e miriápodos (diplópodos e quilópodos ), outro filo; e ainda um terceiro filo, o dos crustáceos. Segundo essa proposta , os artrópodes são desmembrados em três novos filos. É mantido o filo artrópodes , o que simplifica o estudo do grupo, sem a preocupação com discussões filogenéticas. O corpo dos aracnídeos sempre apresenta um cefalotórax e um abdome , podendo existir ainda um pós-abdome ou cauda , como nos escorpiões. O primeiro par de apêndices articulados são as quelíceras. O segundo são os pedipalpos (palpos) , que nas aranhas se confundem com as patas e , nos escorpiões , são as duas grandes pinças preensoras. Ainda no cefalotórax seguem-se os quatro pares de patas . O abdome não apresenta apêndices articulados. Aranhas e escorpiões são predadores que desenvolveram boas adaptações para a captura de insetos, vermes e até vertebrados , como pequenos anfíbios, lagartixas e filhotes de aves. Os escorpiões e muitas aranhas têm potentes venenos que paralisam suas presas. Podem assim , sem resistência , perfura-lhes os corpos e injetar neles seus sucos digestivos. Este é , portanto, um caso típico de digestão extra-intestinal (ou extracorpórea), pois as enzimas atuam fora do corpo do predador. Em seguida , eles sugam uma espécie de pasta já praticamente digerida que será absorvida no intestino. A respiração é feita por filotraquéias (filopulmões), órgãos adaptados à respiração no meio terrestre. Cada filotraquéia é um conjunto de finas lâminas paralelas , que mantêm suas faces externas em contato com o ar e as internas banhadas pelo sangue de lacunas. Através das paredes permeáveis das lâminas ocorre a hematose (troca de gases respiratórios). Isso é bem diferente do que acontece nos insetos , nos quais o sangue não transporta gases respiratórios. A excreção é feita por túbulos de Malpighi , como nos insetos. Há também glândulas coxais , que se abrem na base das patas . Esses dois órgãos eliminam excretas nitrogenados, a guanina e o ácido úrico , o que não implica muita perda de água , como no caso da amônia e da uréia nos invertebrados aquáticos.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A Produção Agropecuária No Mundo

Ao longo do século XX, os países desenvolvidos intensificaram a produção agrícola por meio da modernização das técnicas. Atualmente apresentam elevada produtividade e obtêm enorme volume de produção , que abastece o mercador interno e é responsável por grande parcela dos produtos agropecuários que circulam no mercado mundial. Uma quebra na safra dos principais produtos cultivados nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália ou na União Europeia tem reflexos imediatos no comércio mundial e na cotação dos produtos . Apesar disso, a participação das atividades agrícolas na economia desses países é reduzida . Em seguida , a distribuição da safra mundial entre os principais países produtores- A China é o maior produtor mundial de alimentos. Excetuando o café , o país está entre as cinco primeiras colocações em todos os gráficos. Entretanto , para abastecer seu enorme mercado interno, o país depende da importação de vários produtos agrícolas , seno o Brasil um de seus principais fornecedores, com destaque para a soja. Nos países em desenvolvimento , foram principalmente as regiões agrícolas que abastecem o mercado externo que passaram por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheira. Em muitos países , isso provocou um êxodo rural e promoveu a concentração, na periferia das grandes cidades , de trabalhadores que perderam seus empregos na zona rural. No mundo em desenvolvimento, é impossível estabelecer generalizações , já que os contrastes verificados entre países mais pobres e alguns emergentes - a Etiópia e o Brasil , por exemplo, se repetem no interior dos próprios países , onde convivem , lado a lado, modernas agroindústrias e pequenas propriedades nas quais se pratica agricultura de subsistência. As atividades agrícolas constituem a base da economia em alguns países pobres e em regiões atrasadas de países emergentes. Uma vez que neles se pratica uma agricultura de baixa produtividade , o percentual da população economicamente ativa que trabalha no setor é sempre superior a 25%, atingindo às vezes índices bem mais altos , como em Bangladesh , onde 63% da PEA é agrícola.  É comum vigorar uma política governamental que priorize a produção agrícola voltada ao mercado externo, mais lucrativo , em detrimento das necessidades internas de consumo, já o poder aquisitivo da população é baixo.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

A Estrutura Da População Brasileira

O aumento da expectativa de vida da população brasileira, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade , vem provocando mudança na pirâmide de idades. Está ocorrendo um significativo estreitamento em sua base , que corresponde aos jovens, e um alargamento  do meio para topo , por causa do aumento da participação percentual de adultos e idosos. De 1992 para 2008, a participação dos menores de 10 anos na população total caiu de 22,1% para 15,5% , enquanto a das pessoas de 60 anos ou mais aumentou de 7,9% para 11,1%.  Quanto à distribuição da população brasileira por gênero (homens e mulheres), o país se enquadra nos padrões mundiais : nascem cerca de 106 homens para cada 100 mulheres ; no entanto a taxa de mortalidade infantil e juvenil masculina me maior e a expectativa de vida, menor. Assim, embora nasçam mais homens que mulheres, é comum as pirâmides apresentarem uma parcela ligeiramente maior de população feminina. As mulheres têm maior expectativa de vida, além disso as mortes violentas vitimam mais homens jovens, como vemos a seguir. Segundo o IBGE , em 2008 o Brasil tinha 92,4 milhões de homens e 97,5 milhões de mulheres . Um aspecto demográfico da população brasileira que vem se tornando cada vez mais preocupante é o aumento das mortes de adolescentes e adultos jovens o sexo masculino por causas externas, como assassinatos e acidentes automobilísticos causados por excesso de velocidade, imprudência ou uso de álcool. Isso provoca impactos na distribuição etária da população e na proporção entre os sexos, além de trazer implicações socioeconômicas. Segundo o IBGE, se não ocorresse morte prematura de população masculina, a esperança de vida média dos brasileiros seria maior em dois ou três anos.  O percentual em que o número de mortes de pessoas do sexo masculino é maior que o verificado no sexo feminino. Note que, desde a década de 1970 e sobretudo a partir dos anos 1990, passou a crescer a super-mortalidade masculina entre 15 e 35 anos, faixa etária em que fatores externos causadores de morte violenta são mais frequentes . Como resultado dessa realidade, vem aumentando o predomínio de mulheres na população total, como podemos observar. Em 1980 havia 98,7 homens para cada grupo de 100 mulheres . Em 2010, a tendência era a diminuição para 96,3 homens para cada mulher.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

China


Os chineses só começaram a comerciar com o Ocidente depois de derrotados pelos ingleses na Guerra do Ópio (1839-1842). Antes dela, a atividade ficara severamente limitada às mãos de uma associação de mercadores chineses, que eram privilegiados pelo imperador. Exigindo o direito de comerciar na China o ópio, cultivado em sua colônia da Índia , os ingleses ocuparam várias cidades no litoral do país e anexaram a ilha de Hong Kong. Durante algum tempo, os europeus pareceram sentir-se satisfeitos com o comércio nas cidades litorâneas. A derrota chinesa na Guerra Sino-Japonesa (1894-1895), que o Japão venceu facilmente , estimulou os europeus a mutilarem a China. Inglaterra , França , Rússia e Alemanha lutaram pelas concessões e pelos protetorados. Territórios da periferia , como a Indochina , a Coréia e a Manchúria , que antes reconheciam a autoridade chinesa, foram submetidos pelas potências europeias. Portos foram entregues ao controle estrangeiro.  Os acordos poderiam ter seguido o mesmo curso que tomaram a Africa , mas cada nação europeia resistiu a qualquer divisão que desse vantagem a outro país europeu. Os Estados Unidos proclamaram uma política de "porta aberta" , a de que o comércio deveria estar aberto a todos e de que as grandes potências deveriam respeitar a integridade territorial chinesa. Essa era uma forma de assegurar seus interesses e continuar a abrir aquele país à penetração do capitalismo ocidental. Os chineses organizaram sociedades secretas , com o objetivo de expulsar os estrangeiros e castigar os chineses que aceitassem o cristianismo ou estimulassem, de qualquer maneira , a ocidentalização. Uma delas , Sociedade dos Punhos Justos e Harmoniosos (cujos integrantes foram chamados de boxers, pelos europeus), foi apoiada pela imperatriz Tsisi, que via com simpatia campanhas contra os estrangeiros , particularmente os missionários cristãos .  Em 1900 , os boxers rebelaram-se contra a presença dos estrangeiros na China. Um exército europeu aliado aos americanos sufocou a rebelião. A China foi obrigada a pagar uma indenização quando sua capital foi saqueada e incendiada pelos ocidentais.

domingo, 29 de outubro de 2017

A Queda De Napoleão


Napoleão perdeu seu exército e , em pouco tempo, perderia também seu trono. Teria agora de recorrer a garotos de escola e a veteranos que há haviam passado da idade de servir. Embora recrutasse em novo exército , não pôde substituir o equipamento , a cavalaria e os veteranos perdidos na Rússia. Em outubro de 1813 , forças aliadas da Áustria , Prússica e Suécia o derrotaram em Leipzig. Em novembro, forças anglo-espanholas atravessaram os Pireneus e invadiram a França. Finalmente , na primavera de 1814 , os aliados tomaram Paris. A dinastia Bourbon foi recolocada no trono, na pessoa de Luís XVIII, irmão novo do rei executado Luís XVI. Napoleão foi exilado para a pequena Ilha de Elba , na costa italiana. Tendo apenas 44 anos, não acreditava que seu destino era morrer ali. Em 1¤ de março de 1815 , desembarcou no litoral francês com um milhar de soldados. Ao aproximar-se das tropas enviadas por Luís XVIII, ordenou aos seus soldados para deter seu avanço, caminhou até elas e desafiou: "Se há entre vocês um soldado que deseja matar  seu imperador , eis-me aqui". As tropas gritaram "Viva o imperador!" e juntaram-se a ele , que , em 20 de março , entrou em Paris e foi recebido como herói. Organizado um novo exército, Napoleão manobrou contra as forças aliadas na Bélgica . Em junho do mesmo ano, os prussianos e os ingleses o derrotaram em Waterloo. Sua tentativa desesperada de reconquistar o poder - os famosos "cem dias" - fracassou. Dessa vez , foi mandado em exílio para Santa Helena , um solitária ilha no Atlântico sul, a mil milhas da costa da África meridional, onde passou os seis últimos anos de sua vida.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Na Revolução Socialista Na Rússia

Em 1852, Engels, parceiro de Marx no Manifesto Comunista, afirmara ser impossível implementar o socialismo num país agrário. A revolução proletária deveria ocorrer  em países industrializados, com a classe operária organizada, com a Alemanha, a Inglaterra , os Estados Unidos ou a França. Tempos depois, em 1881, Marx recebeu uma carta de uma jovem russa perguntando-lhe se a Rússia agrária teria de se industrializar antes de fazer uma revolução. Sua resposta foi curta e cautelosa. Dava a entender que camponeses analfabetos talvez pudessem se rebelar e fazer a revolução. No entanto, parecia não saber muito "o que fazer". "O que fazer?" É o título de uma obra do russo Vladimir Ilich Ulianov, Lênin ( 1870-1924), escrita de 1902. O autor afirmava que o proletariado jamais chegaria ao socialismo por si só. Era preguiçoso guiá-los do alto , por uma vanguarda revolucionária , ou seja, intelectuais de esquerda que conduziriam os trabalhadores à revolução. Esses "revolucionários profissionais" poriam fim ao regime czarista russo imediatamente, sem esperar o desenvolvimento do capitalismo industrial. Quando eclodiu a Primeira Guerra , a Rússia, como os demais países , esperava um conflito breve, que lhe garantisse benefícios. No entanto, mal-equipado, o país sofria sucessivas e esmagadoras derrotas para os alemães. Soldados russos desertavam em massa, enquanto os alemães avançavam sobre seu território.  O povo russo havia aderido à guerra com demonstrações patrióticas , mas em janeiro de 1917, os soldados, diante do número de mortos (mais de 1 milhão e meio), perderam as esperanças no czarismo.

sábado, 21 de outubro de 2017

As Enchentes Do Sul: Consequência Das Alterações Cimáticas e do Desmatamento


Em julho de 1983, os Estados do Sul do Brasil sofreram as dramáticas consequências de uma alteração em seu clima. Uma corrente de ar quente vinda do oceano Pacífico, conhecida como El Niño, passou por cima da Cordilheira dos Andes e se encontrou com uma frente fria vinda do Pólo Sul, afetando a circulação atmosférica. O encontro dessas massas de ar fez com que o índice de chuvas fosse seis vezes mair do que o normal para uma época fria e pouco chuvosa como é o inverno dessa região. Esse fenômeno associado ao contínuo desmatamento e à substituição das florestas por áreas agrícolas e urbanas, principalmente nos Estados do Paraná e de Santa Catarina, provocou uma das mais devastadoras enchentes que ali já ocorreram. No Estado do Paraná , por exemplo, dos 85% do território originalmente cobertos por matas , restam apenas 21%. Sem as florestas , toda a água das chuvas vai para os rios, pois os solos não têm capacidade para absorvê-la e barrar o seu avanço para as áreas mais baixas. Além disso, as margens dos rios sofrem erosão e desbarrancam, tornando-os mais rasos. Por causa desse assoreamento as enchentes causam  mais danos e ocorrem com maior frequência.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

A Sociedade Dos Mineradores E O Comércio Interno

O mundo da sociedade mineradora  era marcado pela instabilidade. A descoberta de uma região repleta de riquezas atraía os aventureiros, mas esgotada a extração de minérios ali, eles dirigiam-se a outras partes , em busca do enriquecimento . Muitos arraiais e vilas tinham sua importância econômica diminuída por essa constante peregrinação ambiciosa. Senhores de engenho do Nordeste vendiam suas propriedades e aventuravam-se à cata de ouro e diamantes. O enriquecimento de alguns contrastava com miséria da maioria. A descoberta com a miséria da maioria. A descoberta dos metais fez os preços dos gêneros de subsistência e dos escravos subirem assustadoramente. A riqueza extraída da terra atraiu mercadorias européias de alto luxo. O padrão social dos grupos dominantes era altíssimo e tudo custava muito caro. Muitos endividavam-se para sustentar sua posição social sem ter conseguido obter a riqueza suficiente. Jogos de azar , prostituição, rivalidades e diversas práticas ilegais conturbavam o ambiente dessa sociedade , marcada pela antítese opulência/miséria. A descoberta das minas provocou o aquecimento do comércio interno colonial. Todas as região sofreram o impacto da extração de suas riquezas e da urbanização do interior . Além da corrida de colonos e escravos , de alimentos e outros artigos, estabeleceu-se um verdadeiro sistema de transportes terrestres baseado nas tropas de mulas, rústico mas adequado à economia de então. O aparecimento de uma elite com poder de adquirir manufaturas e artigos europeus desenvolveu as atividades portuárias. A pequenas vila de São Sebastião do Rio de Janeiro tornou-se porta de entrada de mercadoria  estrangeiras para a região mineradora. Em 1763 , devido a seu desenvolvimento urbano e a proximidade maior com Capitania de Minas Gerais, tornou-se sede do governo do Estado do Brasil. A Colômbia , que nos primeiros séculos teve uma estrutura econômica voltada principalmente para o mercado externo, vivia agora uma realidade mais complexa. Novos interesses surgiam e os conflitos passaram passaram a ser mais constantes.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Gripe


A gripe é uma doença causada por variedades do vírus Influenzavírus que são transmitidas  de uma pessoa para outra por gotículas de secreções, como a saliva , espalhadas pelo ar. Esses vírus afetam o trato respiratório, provocando diferentes sintomas , como coriza, tosse, dificuldade para respirara , febre, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza. Esses vírus são altamente mutagênicos e. Por isso, não se consegue produzir uma vacina que confira imunidade permanente. As vacinas contra a gripe devem ser tomadas todos os anos, especialmente por pessoas acima de 65 anos de idade. Os resfriados são causados pelos rinovírus , um tipo diferente do vírus que provoca a gripe. Existem cerca de duzentos tipos diferentes de rinovírus. Os sintomas dos resfriados são semelhantes aos da gripe , mas menos intensos. O contágio também  é  feito por gotículas de saliva espalhadas no ar por pessoas contaminadas. Os soros são diferentes vacinas porque contém anticorpos já prontos para serem introduzidos em nosso corpo e combater rapidamente o antígeno contido no veneno. Quando uma pessoa é mordida por serpente, por exemplo, aplica-se soro e não vacina. O antígeno é muito potente , e o nosso corpo não tem tempo suficiente para a produção de anticorpos antes que os efeitos do veneno se manifestem. Assim, é recomendável que o soro seja administrado o mais rápido  possível após a picada ou mordida por animal peçonhento. Os soros correspondem a um processo de imunização passiva , pois os anticorpos não são produzidos pelo nosso corpo como uma resposta ativa a uma antígeno . Os anticorpos são introduzidos prontos e têm curta duração no corpo humano. Os soros são  em geral aplicados após a inoculação de um antígeno em nosso corpo e as vacinas antes, como medida preventiva. Um caso diferente é  a vacina antirrábica, que é aplicada após a pessoa ter sido mordida fórum animal, como o cão, na prevenção da raiva. Nesse caso, a vacinação é eficiente mesmo após a mordida. Isso só é possível porque o vírus da raiva, antes de passar pelo sistema nervoso onde atua, fica no local da mordida, tempo suficiente para que a vacina possa fazer efeito. Depois que o vírus passa para o sistema nervoso, o sistema imunitário não consegue mais atuar. Por isso o quanto antes a pessoa receber a vacina após a mordida , maior será a chance de a doença não se manifestar . Junto com  vacina antirrábica, geralmente se injeta soro rico em imunoglobulinas, geralmente se injeta soro rico em imunoglobulinas , que atuam na imunização ativa, pois contém anticorpos prontos para combater o vírus.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O PCB

Enquanto os tenentes percorriam o Brasil, o PCB lançava uma ofensiva para obter a hegemonia do movimento operário e realizar a tão sonhada revolução social . Três meses após sua fundação , teve seu registro cassado e passou a atuar ilegalmente . Integrante da Terceira Internacional, fundada em 1919 em Moscou pelos bolcheviques , o PCB  esteve sempre afinado com as diretrizes estabelecidas pela União Soviética. Em 1924, a Terceira Internacional recomendava aos comunistas de todo o mundo a formação de frentes políticas que permitissem a aliança com setores considerados comprometidos com a causa de operários e camponeses. Em 1927, seguindo essa orientação , o PCB lançava o Bloco Operário e Camponês (BOC) , com o qual pretendia aglutinar representantes das diversas tendências  do movimento operário com o intuito de interferir , de maneira mais consistente , na política brasileira. Os principais pontos de seu programa eram a instituição do voto secreto , reconhecimento diplomático da União Soviética, defesa de uma política anti-imperialista e derrubada das oligarquias. Ainda em 1927, no segundo e breve período em que obteve licença legal de funcionamento (o primeiro período havia sido de março a junho de 1922, o segundo de janeiro a agosto de 1927), o PCB elegia seu primeiro deputado federal , o médico Azeredo Lima . No ano seguinte, foram eleitos como vereadores do Distrito Federal, pelo BOC, Otávio Brandão e Minervino de Oliveira. A essa altura, lideranças comunistas dirigiam-se para o Bolívia, com o intuito de estabelecer uma aliança com os remanescentes da Coluna Prestes. Era uma tentativa de compor um hino revolucionário , a partir das melodias isoladas e fragmentadas de tenentes e operários.

sábado, 7 de outubro de 2017

O Problema Do Lixo



Você já procurou pensar na quantidade de lixo que é produzida diariamente em uma cidade? Pense no lixo das residências , dos escritórios, das indústrias, das casas comerciais. É uma quantidade muito grande de lixo, que constitui um grave problema de saneamento. O lixo produz poluição visual. Quantos terrenos são ocupados com carcaças de automóveis velhos, latas velhas , garrafas de vidro e de plastico! este é um tipo de lixo que vem crescendo e ocupando terrenos que bem poderiam ser aproveitados para a construção de parques e áreas de recreação. Os restos orgânicos (cascas de frutas, restos de comida e outros) apodrecem , produzindo mau cheiro. Além disso , atraem ratos e insetos e favorecem o desenvolvimento de uma grande número de micróbios nocivos à saúde. A coleta e o destino do lixo nas grandes cidades trazem graves problemas para as prefeituras municipais. O crescimento da população e a existência de materiais que não se decompõem , como plástico, pedras, pedaços de vidros e latas, agravam a situação. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos , amarrados pela boca , para ser apanhado pelos  caminhões coletores. Apesar de ser esta atitude correta para a coleta diária do lixo, ainda encontramos uma grande quantidade jogada ao ar livre, principalmente nas zonas mais pobres das cidades locais devem ser ensinados a enterrar o lixo. Assim , elimina-se a possibilidade da procriação de ratos , insetos e outros seres vivos transmissores de doenças. Em muitas cidades existem fornos de cremação de lixo . Embora seja uma boa medida, se a fumaça resultante da queima não for tratada , vai poluir o ar atmosférico. Um ótima solução para o lixo é transformá-lo em fertilizante para o solo. A matéria orgânica encontrada no lixo é posta para fermentar e, por processos industriais, pode ser transformada em adubo. A queima do lixo e a sua transformação em adubo têm sido uma boa solução embora não se tenha, com essas medidas , resolvido todo o problema. Isso porque somente a parte orgânica (madeira , restos de comida, cascas de frutas e outros) tem sido aproveitada. E a parte inorgânica, como os metais e os vidros? O que fazer com eles, uma vez que não são destruídos? Uma sugestão é enviá-los para os grandes fornos das siderurgias e fábricas de vidros.

Composição E Propriedades da Água


A água é formada por dois elementos : hidrogênio e oxigênio, na proporção de duas partes de hidrogênio para uma de oxigênio. Uma experiência interessante , que pode ser feita em laboratório , é a decomposição da água. Para isso utilizamos um aparelho chamado voltâmetro. Este aparelho, muito simples, consiste em algumas pilhas , um copo com água, dois tubos de ensaio e dois pedaços de fio elétrico. Misturando um pouco de soda cáustica na água , é possível fazer uma corrente elétrica, que separa os hidrogênio do oxigênio. Assim , em cada tubo de ensaio começam a se formar bolhas dos gases. A água composta exclusivamente de oxigênio e hidrogênio é a água pura. Mas é difícil encontrar água nesse estado de pureza. Em geral , ela contém inúmeras impurezas, como partículas  de terra, de ferrugem e de outras substâncias que , à primeira vista, não enxergamos. Observe, por exemplo, a vela do filtro de sua casa .  sujeira que fica grudada ao redor da vela é formada pelas impurezas existentes na água. Quando colocamos açúcar no café, o açúcar se dissolve. O mesmo acontece quando colocamos sal na água. A esse fenômeno dá-se o nome de dissolução. A mistura obtida - tanto no caso do açúcar no café como no do sal na água - é chamada solução. Nesse caso , temos uma solução de uma substância sólida numa líquida. Podemos também colocar água no álcool para torná-lo mais fraco. Nesse caso, teremos uma solução de duas substâncias líquidas. Numa solução , o componente que se encontra em maior quantidade chama-se solvente ou dissolvente. O outro componente chama-se soluto ou dissolvido. As substâncias que se dissolvem na água são chamadas hidrossolúveis. Você deve ter notado que água serve para dissolver muitas substâncias. Por isso é chamada de solvente universal.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A Interferência Do Homem Nos Ecossistemas


A ganância do homem faz com que ele altere os ecossistemas , interferindo nos ciclos naturais , sem se importar com as consequências . Com isso ele contribui para o desequilíbrio ecológico. O homem deve se conscientizar da importância da conservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta e da nossa espécie.Assim como os animais e os vegetais, ele também faz parte da natureza e dela depende sua sobrevivência. Neste capítulo vamos ver algumas atividades do homem que causam o desequilíbrio ecológico. Grandes indústrias pesqueiras mantêm suas atividades durante a época de reprodução dos peixes , utilizando redes de malhas finas e até bombas . O uso desses meio provoca a mortes das fêmeas em época de desova e de seus filhotinhos . Imagine quantos peixes são mortos , deixando com isso de servir de alimento a tanta gente! Assim , esse tipo de pescaria põe em risco a própria sobrevivência da espécie. Isso porque inúmeros peixes não chegarão a se tornar adultos e portanto não se reproduzirão , o que diminuirá drasticamente a população aquática. A pesca da tartaruga vem trazendo sério risco de extinção da espécie. Além da pesca , o homem desenvolve outra ação predatória , ao consumir os ovos de tartaruga. Na época da desova , esses répteis enterram seus ovos na areia. Os ovos são aquecidos pelo sol e deles saem os filhotes . Ao descobrir o local em que os ovos foram colocados , o homem em desenterra-os e utiliza-os em sua alimentação. Assim , a capacidade de reprodução da tartaruga fica reduzida. A poluição nos rios ou mares de substâncias não biodegradáveis , isto é, de substâncias que não sofrem decomposição por microrganismos , têm consequências gravíssimas . Isso porque essas substâncias vão se acumulando nos ecossistemas e se concentrando cada vez mais nos seres vivos através das cadeias alimentares. Os agrotóxicos, como o DDT, BHC ou aqueles fabricados com mercúrio (metal também usado no garimpo do ouro) são levados aos rios pelas águas da chuvas. Os vegetais aquáticos absorvem esses produtos e não conseguem eliminá-los. Os peixes ,que se alimentam dos vegetais , são também contaminados , e essas substâncias vão se acumulando nos organismos que formam a cadeia alimentar. Quando as pessoas se alimentam dos peixes ou usam a água contaminada em sua alimentação , a quantidade desses produtos tóxicos aumenta em seu organismo e elas passam a sofrer as consequências da intoxicação. O DDT, por exemplo , provoca dificuldades respiratórias , dor de cabeça , tontura , enjoo , podendo até mesmo causar o câncer e muitas vezes a morte. O mercúrio ataca o sistema nervoso provocando cegueira , surdez, paralisia e graves doenças nos rins , no fígado e no intestino . Também pode causar o nascimento de crianças com defeitos físicos e mentais , caso os pais possuam uma taxa elevada desse metal em seu organismo. Os detergentes não biodegradáveis , utilizados nas casas e industrias , provocam grande quantidade de espuma na superfície dos rios , dificultando a passagem do oxigênio do ar para a água (oxigenação). Esses detergentes também destroem a camada de gordura que existe nas penas das aves aquáticas e que é responsável por sua impermeabilização. Sem essa gordura as penas ficam encharcadas e a ave não consegue flutuar. Além disso, os detergentes não biodegradáveis se infiltram no solo, atingindo os lençóis de água subterrâneos que fornecem água para os poços residenciais. As pessoas que tomam essa água contaminada podem apresentar distúrbios intestinais.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Genótipo e Fenótipo


O conjunto de genes que um indivíduo possui em suas células é chamado de genótipo. O conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo é o seu fenótipo. Para a cor, se a ervilha apresentar dois alelos V no par de homólogos, seu genótipo será VV e o fenótipo será ervilha amarela. Se apresentar dois alelos v, terá genótipo VV e fenótipo ervilha verde. Caso represente o alelo V em uma cromossomo e v no outro , terá o genótipo VV e fenótipo ervilha amarela, uma vê que o alelo para cor amarela é dominante (seu efeito se manifesta da mesma forma tanto no zigoto como no heterozigoto). As ervilhas VV e VV são piras ou homozigotas. A ervilha  VV é hibrida ou heterozigota. É fácil concluir que um individuo com fenótipo dominante para determinada característica pode ser homozigoto ou heterozigoto, mas, se tiver fenótipo recessivo, será obrigatoriamente homozigoto ( o alelo recessivo só se manifesta em dose dupla).  Para compreender como as leis de Mendel funcionam, vejamos alguns aspectos da meiose ( a divisão celular por meiose) A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células , mas os gametas são haplóides, isto é, possuem metade dos cromossomos das outras células; portanto, apenas um cromossomo de cada par de homólogos. Essa redução ocorre durante a meiose. No inicio da meiose, os cromossomos estão duplicados: cada um é formado por duas cromátides (cromátides-irmãs). Os cromossomos homólogos se emparelham: o cromossomo duplicado de origem paterna fica alinhado com seu homólogo de origem materna. Durante a metáfase I, os cromossomos homólogos duplicados se colocam um de cada lado da região mediana da célula e separam-se: cada componente do par vai para uma célula. Na segunda divisão da meiose , os cromossomos duplicados alinham-se na região mediana de cada célula e as cromátides separam-se: cada cromátide vai para um dos pólos da célula. Formam-se , assim, quatro células, cada uma com um cromossomo simples de cada par de homólogos. Um esquema da meiose com apenas um par de cromossomos homólogos. Neles estão destacados um par de alelos V e v. Pode-se perceber que, no fim da divisão, formam-se células com apenas um desses alelos, V ou v.

Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos