Desde o século XII teve início um lento processo de transformação cultural a partir das cidades italianas, que se espalhou por toda a Europa. Nas escolas urbanas valorizava-se uma leitura da Bíblia que destacava a semelhança entre o homem e Deus. As cidades medievais tornavam-se centros de intensa produção intelectual oferecendo cursos que abrangiam desde o ensino mais elementar até os altos estudos universitários. As atividades urbanas requeriam novas habilidades e conhecimentos . Ler , escrever e calcular eram indispensáveis à prática do comércio. As línguas vulgares começaram a ser utilizadas como meio de comunicação escrita e, em pouco tempo, dariam origem aos idiomas nacionais (francês , inglês , castelhano, português, etc.). Uma alteração da sensibilidade artística começava a se manifestar desde o século XII com a valorização da cultura clássica (greco-romana) , do nacionalismo e do espírito crítico , do naturalismo (estudo da natureza) ameaçando o controle da Igreja. Mas essa relação com a Antiguidade não representava o desejo nostálgico de retorno ao passado. Os homens medievais sabiam que já eram "outros homens" , diferentes dos da Antiguidade. Queriam o poder , a ciência , a arte e a filosofia dos antigos adaptada ao seu mundo. Fazer renascer a produção intelectual não significava retornar ao mundo antigo , significava criar a partir dos antigos. O desenvolvimento da nova cultura correspondia às necessidades da burguesia de afirmar-se em uma sociedade dominada pela nobreza e pelo clero. Desde cedo , ricos comerciantes , denominados mecenas , patrocinaram os artistas. Além do prestígio político que adquiriram em suas cidades , esses comerciantes contribuíram para a formação de um movimento cultural alternativo ao clerical, conhecido por Renascimento , que atingiu seu apogeu nos séculos XV e XVI e XVI. Nas artes plásticas, os homens do Renascimento produziram pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível e em uma série de princípios matemático e racionais, como equilíbrio, harmonia e perspectiva . Nas mãos de homens como Michelangelo e Leonardo Da Vinci a arte tornou-se um meio de explorar a natureza. O movimento ultrapassou fronteiras e favoreceu o surgimento de manifestações intelectuais e artísticas originais. Shakespeare , Erasmo de Roterdã, Thomas Morus , influenciados pelos italianos , renovaram , segundo as tradições do norte , o pensamento do século XVI. Porém , a religiosidade não foi abalada com as inovações dos mestres italianos. A onipresença de Deus ainda determinaria as obras do homens.
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