TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Deslocamento de Pessoas



O deslocamento de pessoas entre países , regiões , cidades , etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo , pois envolve as mais variadas classes sociais , culturas e religiões . Os motivos que levam a tais deslocamentos são diversos e apresentam consequências positivas e negativas dependendo das condições  e dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ambientais que ocorrem. Existem , por exemplo, causas religiosas , naturais político - ideológicas , psicológicas e também guerras, entre outras , associadas a esses movimentos  populacionais. Mas , o que se verifica ao longo da história é que predominam os fatores de ordem econômica. Nas áreas de repulsão populacional , observam-se crescente desemprego , subemprego e baixos salários: já nas áreas de atração populacional , vislumbram-se melhores perspectivas de emprego e salário e, portanto , melhores condições de vida . É ocaso da emigração em direção aos países membros da OCDE , com destaque nos Estados Unidos , Canadá , Japão , alguns países da Europa Ocidental e Austrália. Os movimentos populacionais podem ser classificados em Voluntário, Forçado e Controlado .
Qualquer deslocamento de pessoas traz consequências demográficas (o número de habitantes aumenta nas áreas de atração e diminui nas de repulsão) e culturais (influências  em termos de língua , religião , culinária , arquitetura , artes e costumes em geral  ). Enquanto se limitam aos aspectos culturais , as consequências costumam ser positivas , pois ocorre a troca e o enriquecimento dos diferentes postos em contato. Em 2005, segundo dados da ONU, cerca de 190 milhões de pessoas residiam fora de seu país de origem , o que equivale aproximadamente a toda a população brasileira em 2009 ou 3% da população mundial , percentual que duplicou desde 1970.
Parte do aumento do percentual de imigrantes na população mundial está ligada , principalmente , ao desmembramento político-territorial da União Soviética . Antes da fragmentação territorial havia 2,4 milhões de imigrantes na antiga  superpotência ; em 2000, cerca de 29 milhões  de pessoas , ou 16% do total mundial, eram imigrantes  em países que fizeram  parte da União Soviética . Dessa forma, o desmembramento das repúblicas que a compunham em novos 15 países  provocou um aumento de quase 27 milhões de imigrantes no total mundial . Na verdade, são pessoas que moram na antiga União Soviética, mas fora de seu país de nascimento , por exemplo , há muitos russos vivendo na Ucrânia , no Cazaquistão e outros.


Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos