Rios, córregos , lagos , lagoas , pântanos e brejos formam o limnociclo ou biociclo das águas doces. É o menor dos biociclos (0,017% da água do planeta) e possui, em relação ao mar , menor salinidade e profundidade. Pode ser dividido em províncias lêntica e lótica. A província lêntica ou sistema lêntico corresponde ao conjunto de águas paradas , como lagos , lagoas , pântanos , brejos , charcos e poças. Como exemplo, vamos analisar as zonas de um lago. +Litorânea - é a parte periférica , que faz fronteira com a terra e onde estão as águas mais rasas. Nela , a luz penetra até o fundo , o que possibilita a presença de plantas com raízes presas no leito e folhas submersas, emergentes ou flutuantes. Além do plâncton , há caramujos , insetos , vermes e alguns vertebrados , como rãs , salamandras , tartarugas , peixes , garças e cisnes.
+Límnica - corresponde à região mais afastada da margem , que se estende até o ponto em que a luz é suficiente para garantir a fotossíntese. O fitoplâncton fornece alimento ao zooplâncton, aos peixes e a outros animais aquáticos;
+Profunda - é a região que não recebe luz suficiente para a realização da fotossíntese , habitada por decompositores , predadores e animais que comem restos de matéria orgânica vindos da zona límnica. Nos lagos de regiões temperadas , onde há grande variação de temperatura entre as estações, ocorre circulação da água na primavera e no outono, resultado da diferença entre a temperatura da água da superfície e a da água do fundo. A água fria, mais densa , desce ; a quente , menos densa , sobe. Com isso , o oxigênio produzido na superfície é levado para o fundo e os minerais do fundo sobem , o que aumenta a produtividade do fitoplâncton. Em lagos de regiões tropicais , onde a circulação da água é difícil , o vento pode provocar a mistura da água superficial com a profunda. A província lótica ou sistema lótico corresponde ao conjunto em movimento , como rios , riachos , córregos e cascatas. Essa água agitada possui pouco ou nenhum plâncton , pois uma população de seres flutuantes não se mantêm nessas condições. Nesses meios , os produtores são algas presas no fundo do rio ou nas rochas das cascatas. Em água calma , como os remansos , o fitoplâncton é mais abundante e a fauna assemelha-se à dos lagos. A água em movimento , como nos rios , recebe muita matéria orgânica (folhas e insetos mortos , por exemplo) da terra ao seu redor . Sua fauna é representada por alguns insetos que se agarram às pedras , que voam sobre a água ou que nadam. Há também certos invertebrados capazes de se fixar ao substrato, como moluscos e sanguessugas. Alguns peixes , como a truta , estão adaptados para subir a correnteza (o que ocorre na época da reprodução), passando de um remanso para uma cascata. A contaminação da água doce é um dos mais sérios problemas ecológicos causados pelo ser humano. Os rios estão sendo poluídos por lixo industrial, esgotos, agrotóxicos e resíduos de mineração, condenando à morte diversos seres e comprometendo as já escassas reservas de água potável.