TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O Casamento


O casamento cristãos representa, desde os tempos medievais , uma das mais profundas formas de dominação social. Desde então, tratava-se de restringir o comportamento sexual e controlar a reprodução da comunidade, em todos os seus níveis . O matrimônio público , dirigido pelo Padre, salientava o caráter sagrado das relações sexo-sociais, levando-as para  muito além da esfera de decisão dos indivíduos envolvidos. A benção matrimonial e o estabelecimento de um contrato legal  opunham-se ao concubinato . O casamento inscrevia-se no cotidiano medieval como uma prática disciplinadora das diversas ordens , sobretudo da nobreza. O adultério era seu contraponto . Significava o desregramento moral do tecido social e a possibilidade da pulverização de bens, contida pelas proibições de legados e doações a amantes. Para a nobreza era necessário controlar o comportamento feminino , porta de entrada para aventuras cavaleirescas, admitidas apenas de maneira simbólica nos jogos de amor cortesão. Por outro lado , juntamente com a guerra , as alianças matrimoniais constituíam meios de ampliação  das propriedades senhoriais e mesmo de incorporação de reinos e principados.


domingo, 26 de novembro de 2017

Ascomicetos


São também fungos com alternância de gerações  e complexos corpos de frutificação, as ascocarpos , de várias formas , frequentemente arredondadas. O ciclo reprodutor é muito semelhante ao dos basidiomicetos , pois a partir das hifas dicarióticas formam-se , na região central dos ascocarpos , muitos ascos alongados , contendo cada um oito ascósporos haploides. Esse número resulta de uma meiose inicial, seguida de mitoses. Os ascomicetos , assim como os basidiomicetos , são heterotálicos , pois as hifas fecundantes provêm de micélios diferentes. Alguns exemplos de ascomicetos são - Neurospora: bolor róseo , muito usado em pesquisas genéticas; Tuber : trufas , com grandes ascocarpos subterrâneos de excelente sabor , muito apreciadas na cozinha européia; - Morchella : Ascomicetos grandes e comestíveis; - Aspergillus e Penicillium : dois ascomicetos encontrados com frequência em frutos podres. Eles dão a cor verde-azulada às laranjas emboloradas. Foi no Penicillium que Alexander Fleming descobriu , em 1929 , a penicilina , o primeiro antibiótico. Ela impede a formação das paredes das células bacterianas , que não podem , então, se reproduzir. Sacchromyces : lêvedo ou fermento biológico da fermentação alcoólica. É também conhecido como fermento Fleishmann, usado em panificação e conservado em tabletes , em baixas temperaturas. Em maio de 1997 foi divulgada a notícia da obtenção do primeiro mapa genético de um eucarionte , o Saccharomyces cerevisiae. O mapa genético (genoma ) é a sequência de todos os nucleotídeos do DNA contido nos cromossomos . O trabalho é de grande importância , pois esse levedo é um microrganismo muito utilizado pelo ser humano, não só na indústria de alimentos e bebidas , mas também nas pesquisas de engenharia genética. O conhecimento de todos os genes do lêvedo facilitará sua manipulação e auxiliará na decifração do código genético de outros eucariontes.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Auxinas e Tropismos



Os tropismos são crescimentos orientados , induzidos por algum fator ambiental . Podem manifestar-se sob a forma de curvaturas de caules e raízes. Você viu, em item anterior , o fenômeno de curvatura do caule em direção à luz , que chamamos de fototropismo positivo. Além da luz , outro agente indutor de tropismo é a força gravitacional. Fala-se , nesse caso, em geotropismo. A raiz tem geotropismo positivo, já que cresce para baixo , no sentido do solo; o caule tem geotropismo negativo, porque cresce em sentido contrário à gravidade. Isso acontece porque , pela ação da gravidade, os hormônios produzidos nas pontas do caule e da raiz migram, concentrando-se nas regiões inferiores , do lado de baixo. Ora , na raiz, a região com muito hormônio não cresce , e a região com pouco hormônio cresce bem. O crescimento unilateral provoca, então, a curvatura para baixo (geotropismo positivo). No caule dá-se o inverso. A região em que existe muito hormônio cresce bem , o que não ocorre naquele em que há hormônio. A curvatura geotrópica é para cima (geotropismo negativo).  Além do crescimento , inúmeras funções nas plantas são reguladas por hormônios , como a formação dos frutos e a queda das folhas. A quantidade de AIA numa folha é inversamente proporcional à sua idade. S folhas caem quando essa concentração atinge um valor baixo , menor do que o existente no caule , no ponto de inserção do pecíolo. Forma-se no pecíolo da folha um tecido especial , a camada de abscisão , com células menores, dispostas em camadas transversais , destacando-se então a folha velha . Assim é explicada a queda das folhas no outono. O AIA estimula o desenvolvimento do ovário da flor , uma vez que , formadas as sementes , elas passam a produzir essa substância . Há , no entanto, frutos que se desenvolvem sem sementes (frutos partenocárpicos), como a banana , a laranja-baía , o partir de ovários com óvulos não-fecundados , por pulverização local ou por aplicação de pasta de AIA. No cultivo de plantas , há duas práticas bastante comuns relacionadas à ação dos hormônios: - Dominância ou Inibição Apical: Quando podamos uma planta, verificamos um profuso brotamento de gemas laterais , que se desenvolvem em muitos ramos. Essa é a poda de produção, que leva ao aumento do número de ramos, com flores e frutos. Enquanto estiver presente , a gema apical , ativo centro produtor de auxinas , inibe o crescimento das gemas laterais. Removido o centro produtor , as gemas podem se  desenvolver . Quando se substitui a gema apical por um bloco de ágar com AIA, verifica-se que continua a inibição das gemas laterais. Enraizamento de Estacas - Para obtermos maior porcentagem na "pega" de estacas , que devem enraizar rapidamente , podemos banhá-las por algum tempo numa solução de auxina antes de plantá-las. A solução também pode ser usada para regar as estacas após o plantio. As auxinas estimulam as regiões cortadas ou feridas , desenvolvendo-se aí meristemas responsáveis pela formação das novas raízes.

sábado, 18 de novembro de 2017

Hormônios Não-Glandulares


Ao contrário do que se pensava , os hormônios  não são produzidos apenas glândulas endócrinas pois , como já vimos , células dispersas por diferentes órgãos em todo o corpo liberam no sangue substâncias de ação hormonal . A mucosa intestinal produz a secretina e a colecistocinina , substâncias reguladoras da digestão ; o coração produz o hormônio atrial natriurético , que regula a excreção de sódios pelos rins. Neurônios especiais do hipotálamo, região do cérebro onde se liga a hipófise , liberam nessa glândula hormônios que a estimulam na produção de seus hormônios específicos. Em geral , elas produzem muitos hormônios que são liberados diretamente no sangue e que , assim , podem atingir os mais diferentes órgãos-alvo .  Seus hormônios têm importante função reguladora e a variação de suas concentrações no sangue provoca sinais clínicos bem marcantes , caracterizando as disfunções. Taxas aumentadas causam as hiperfunções e taxas diminuídas causam as hipofunções. Não se deve confundir uma hiperfunção com um hipertrofia , pois esta é o crescimento exagerado da glândula , acompanhado ou não de hiperfunção. No bócio endêmico , por exemplo, o "papo" , sinal bem marcante no pescoço , indica hipertrofia da tireoide. A falta de ioda na nutrição , o elemento constituinte das moléculas dos seus hormônios , leva à deficiência ou hipofunção da glândula.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

Os Aracnídeos


O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas : a dos antenados , representados por insetos, diplopodos , quilópodos (um par de antenas ) e crustáceos (dois pares de antenas) , e a dos quelicerados. Estes últimas não têm antenas e sim um par de quelíceras, que são apêndices articulados , com várias formas e funções , localizados na região bucal. As quelíceras podem ser inoculadoras de veneno (aranhas) , preensoras (escorpiões) ou , inda estiletes perfurantes (carrapatos) para sugar sangue. A maior classe atual de quelicerados é a dos aracnídeos , com mais de 65 mil espécies, na maioria terrestres. Seus três principais grupos são os aracnídeos, com todas as espécies de aranhas, venenosas ou não; os escorpionídeos, com os escorpiões , e os ácaros. O grupo dos ácaros inclui os carrapatos , que se alimentam de sangue (hematófagos) , e microscópicos parasitas dos folículos pilosos (cravos da pele ) e das camadas profundas da derme de mamíferos (como o causador da sarna). Há uma tendência de considerar os quelicerados um filo; os mandibulados , agrupando insetos e miriápodos (diplópodos e quilópodos ), outro filo; e ainda um terceiro filo, o dos crustáceos. Segundo essa proposta , os artrópodes são desmembrados em três novos filos. É mantido o filo artrópodes , o que simplifica o estudo do grupo, sem a preocupação com discussões filogenéticas. O corpo dos aracnídeos sempre apresenta um cefalotórax e um abdome , podendo existir ainda um pós-abdome ou cauda , como nos escorpiões. O primeiro par de apêndices articulados são as quelíceras. O segundo são os pedipalpos (palpos) , que nas aranhas se confundem com as patas e , nos escorpiões , são as duas grandes pinças preensoras. Ainda no cefalotórax seguem-se os quatro pares de patas . O abdome não apresenta apêndices articulados. Aranhas e escorpiões são predadores que desenvolveram boas adaptações para a captura de insetos, vermes e até vertebrados , como pequenos anfíbios, lagartixas e filhotes de aves. Os escorpiões e muitas aranhas têm potentes venenos que paralisam suas presas. Podem assim , sem resistência , perfura-lhes os corpos e injetar neles seus sucos digestivos. Este é , portanto, um caso típico de digestão extra-intestinal (ou extracorpórea), pois as enzimas atuam fora do corpo do predador. Em seguida , eles sugam uma espécie de pasta já praticamente digerida que será absorvida no intestino. A respiração é feita por filotraquéias (filopulmões), órgãos adaptados à respiração no meio terrestre. Cada filotraquéia é um conjunto de finas lâminas paralelas , que mantêm suas faces externas em contato com o ar e as internas banhadas pelo sangue de lacunas. Através das paredes permeáveis das lâminas ocorre a hematose (troca de gases respiratórios). Isso é bem diferente do que acontece nos insetos , nos quais o sangue não transporta gases respiratórios. A excreção é feita por túbulos de Malpighi , como nos insetos. Há também glândulas coxais , que se abrem na base das patas . Esses dois órgãos eliminam excretas nitrogenados, a guanina e o ácido úrico , o que não implica muita perda de água , como no caso da amônia e da uréia nos invertebrados aquáticos.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A Produção Agropecuária No Mundo

Ao longo do século XX, os países desenvolvidos intensificaram a produção agrícola por meio da modernização das técnicas. Atualmente apresentam elevada produtividade e obtêm enorme volume de produção , que abastece o mercador interno e é responsável por grande parcela dos produtos agropecuários que circulam no mercado mundial. Uma quebra na safra dos principais produtos cultivados nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália ou na União Europeia tem reflexos imediatos no comércio mundial e na cotação dos produtos . Apesar disso, a participação das atividades agrícolas na economia desses países é reduzida . Em seguida , a distribuição da safra mundial entre os principais países produtores- A China é o maior produtor mundial de alimentos. Excetuando o café , o país está entre as cinco primeiras colocações em todos os gráficos. Entretanto , para abastecer seu enorme mercado interno, o país depende da importação de vários produtos agrícolas , seno o Brasil um de seus principais fornecedores, com destaque para a soja. Nos países em desenvolvimento , foram principalmente as regiões agrícolas que abastecem o mercado externo que passaram por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheira. Em muitos países , isso provocou um êxodo rural e promoveu a concentração, na periferia das grandes cidades , de trabalhadores que perderam seus empregos na zona rural. No mundo em desenvolvimento, é impossível estabelecer generalizações , já que os contrastes verificados entre países mais pobres e alguns emergentes - a Etiópia e o Brasil , por exemplo, se repetem no interior dos próprios países , onde convivem , lado a lado, modernas agroindústrias e pequenas propriedades nas quais se pratica agricultura de subsistência. As atividades agrícolas constituem a base da economia em alguns países pobres e em regiões atrasadas de países emergentes. Uma vez que neles se pratica uma agricultura de baixa produtividade , o percentual da população economicamente ativa que trabalha no setor é sempre superior a 25%, atingindo às vezes índices bem mais altos , como em Bangladesh , onde 63% da PEA é agrícola.  É comum vigorar uma política governamental que priorize a produção agrícola voltada ao mercado externo, mais lucrativo , em detrimento das necessidades internas de consumo, já o poder aquisitivo da população é baixo.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

A Estrutura Da População Brasileira

O aumento da expectativa de vida da população brasileira, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade , vem provocando mudança na pirâmide de idades. Está ocorrendo um significativo estreitamento em sua base , que corresponde aos jovens, e um alargamento  do meio para topo , por causa do aumento da participação percentual de adultos e idosos. De 1992 para 2008, a participação dos menores de 10 anos na população total caiu de 22,1% para 15,5% , enquanto a das pessoas de 60 anos ou mais aumentou de 7,9% para 11,1%.  Quanto à distribuição da população brasileira por gênero (homens e mulheres), o país se enquadra nos padrões mundiais : nascem cerca de 106 homens para cada 100 mulheres ; no entanto a taxa de mortalidade infantil e juvenil masculina me maior e a expectativa de vida, menor. Assim, embora nasçam mais homens que mulheres, é comum as pirâmides apresentarem uma parcela ligeiramente maior de população feminina. As mulheres têm maior expectativa de vida, além disso as mortes violentas vitimam mais homens jovens, como vemos a seguir. Segundo o IBGE , em 2008 o Brasil tinha 92,4 milhões de homens e 97,5 milhões de mulheres . Um aspecto demográfico da população brasileira que vem se tornando cada vez mais preocupante é o aumento das mortes de adolescentes e adultos jovens o sexo masculino por causas externas, como assassinatos e acidentes automobilísticos causados por excesso de velocidade, imprudência ou uso de álcool. Isso provoca impactos na distribuição etária da população e na proporção entre os sexos, além de trazer implicações socioeconômicas. Segundo o IBGE, se não ocorresse morte prematura de população masculina, a esperança de vida média dos brasileiros seria maior em dois ou três anos.  O percentual em que o número de mortes de pessoas do sexo masculino é maior que o verificado no sexo feminino. Note que, desde a década de 1970 e sobretudo a partir dos anos 1990, passou a crescer a super-mortalidade masculina entre 15 e 35 anos, faixa etária em que fatores externos causadores de morte violenta são mais frequentes . Como resultado dessa realidade, vem aumentando o predomínio de mulheres na população total, como podemos observar. Em 1980 havia 98,7 homens para cada grupo de 100 mulheres . Em 2010, a tendência era a diminuição para 96,3 homens para cada mulher.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

China


Os chineses só começaram a comerciar com o Ocidente depois de derrotados pelos ingleses na Guerra do Ópio (1839-1842). Antes dela, a atividade ficara severamente limitada às mãos de uma associação de mercadores chineses, que eram privilegiados pelo imperador. Exigindo o direito de comerciar na China o ópio, cultivado em sua colônia da Índia , os ingleses ocuparam várias cidades no litoral do país e anexaram a ilha de Hong Kong. Durante algum tempo, os europeus pareceram sentir-se satisfeitos com o comércio nas cidades litorâneas. A derrota chinesa na Guerra Sino-Japonesa (1894-1895), que o Japão venceu facilmente , estimulou os europeus a mutilarem a China. Inglaterra , França , Rússia e Alemanha lutaram pelas concessões e pelos protetorados. Territórios da periferia , como a Indochina , a Coréia e a Manchúria , que antes reconheciam a autoridade chinesa, foram submetidos pelas potências europeias. Portos foram entregues ao controle estrangeiro.  Os acordos poderiam ter seguido o mesmo curso que tomaram a Africa , mas cada nação europeia resistiu a qualquer divisão que desse vantagem a outro país europeu. Os Estados Unidos proclamaram uma política de "porta aberta" , a de que o comércio deveria estar aberto a todos e de que as grandes potências deveriam respeitar a integridade territorial chinesa. Essa era uma forma de assegurar seus interesses e continuar a abrir aquele país à penetração do capitalismo ocidental. Os chineses organizaram sociedades secretas , com o objetivo de expulsar os estrangeiros e castigar os chineses que aceitassem o cristianismo ou estimulassem, de qualquer maneira , a ocidentalização. Uma delas , Sociedade dos Punhos Justos e Harmoniosos (cujos integrantes foram chamados de boxers, pelos europeus), foi apoiada pela imperatriz Tsisi, que via com simpatia campanhas contra os estrangeiros , particularmente os missionários cristãos .  Em 1900 , os boxers rebelaram-se contra a presença dos estrangeiros na China. Um exército europeu aliado aos americanos sufocou a rebelião. A China foi obrigada a pagar uma indenização quando sua capital foi saqueada e incendiada pelos ocidentais.

Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos