TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Modernidade Sem Modernização no Brasil


" [...] Temos vivido, como nação, atormentados pelos "males" modernos e pelos "males" do passado , pelo velho e pelo novo , sem termos podido conhecer uma história de rupturas revolucionárias. Não que não tenhamos nos modernizado e chegado ao desenvolvimento. Fizemos isso de modo expressivo, mas não eliminamos relações, estruturas e procedimentos contrários ao espírito do tempo. Nossa modernização tem sido conservadora, aliás , duplamente conservadora. Em primeiro lugar, porque tem se feito com base na preservação de expressivos elementos do passado, que são assimilados , modernizados e tornados funcionais , alcançando tamanha força de reprodução que conseguem condicionar todo o ritmo e a qualidade mesma da mudança [...] . Trata-se , para ficar num exemplo fácil , do peso paralisante adquirido no curso do nosso capitalismo pelo latifúndio , capaz de resistir por décadas seja ao desenvolvimento nacionalista e popular de Vargas, seja à modernização autoritária do regime de 64. Em segundo lugar, porque tem se feito de modo não democrático, sem participação popular e sob o comando do Estado, desdobrando-se quase sempre de modo a ser hegemonizada por interesses conservadores. Foi assim que chegamos à época do capitalismo e da indústria e é assim que estamos caminhando para o século XXI". 

-Nogueira , Marco Aurélio. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado . Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1998.p. 266.


sábado, 16 de fevereiro de 2019

Atos Políticos


Os atos políticos e as ações do Estado fazem parte de nossa vida , e é atuando politicamente que entendemos e assumimos nosso papel na sociedade.  No entanto , quando ouvem falar em poder e política , as pessoas quase sempre pensam em troca de favores , conchavos e falcatruas, e , quando ouvem falar em Estado, muitas pensam em burocracia , impostos elevados e mau uso do dinheiro público. Essas negociações negativas resultam de uma ideia preconceituosa a respeito da política e do papel do Estado, e servem de argumento para justificar a omissão e a recusa à participação nos assuntos públicos. Muita gente acredita que poder e dominação só podem ser exercidos pelo Estado , mas , como veremos nesta parte , há várias outras formas de dominação em todos os setores e relações sociais. O estado moderno surgiu a desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa. Como já vimos , no período medieval , o poder estava nas mãos dos senhores feudais , que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade. Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas revoltas sociais dos camponeses , pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio , que apressaram a desagregação dos feudos. Paralelamente ,  a partir do século XIV , ocorreu um processo de centralização e concentração:

-das Forças Armadas e do monopólio da violência;

-da estrutura jurídica , isto é , dos juízes e dos tribunais em várias instâncias;

-da cobrança de impostos - um signo do poder e, ao mesmo tempo, o meio de assegurar a manutenção das Forças Armadas , da burocracia e do corpo jurídico; 

-De um corpo burocrático para administrar o patrimônio público, como as estradas , os portos , o sistema educacional, a saúde , o transporte , as comunicações e outros tantos setores. A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam o Estado moderno, que assumiu diferentes formas até hoje.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Europa Oriental - Fim Do Estado Soviético[Outros Estados]


[Hungria] A Hungria , antes aliada incondicional da URSS, foi um dos primeiros países do Leste Europeu a anunciar a sua retirada do Pacto de Varsóvia (extinto formalmente em 1991). No ano de 1989 , foi adotado o pluripartidarismo e foi abandonada a designação de República Popular e dissolvido o Partido Comunista. Em fevereiro de 1991 , Hungria , Tchecoslováquia e Polônia assinaram um tratado de cooperação com o objetivo de conseguir total integração entre os setores de ordem política , econômica , legislativa e de segurança da Europa. [Tchecoslováquia] Com o fim do Partido Comunista em 1989 , após ondas de protestos que envolveram muitas pessoas (inclusive 2500 intelectuais) , passeatas e greve geral , o país se viu forçado a libertar Václav Havel, que fora condenado a 9 meses de prisão por participar de manifestações políticas contrárias ao poder. No mesmo ano , Václav Havel foi eleito presidente provisório. No dia 5 de julho de 1990 foi reeleito presidente. A antiga Tchecoslováquia mudava de nome para República Federativa Tcheca e Eslovaca. Porém, no ano de 1993 , o país desmembrou-se em dois países independentes : a República Tcheca e a Eslováquia. [Bulgária] O ano de 1987 marca o início de uma série de reformas na política e na economia da Bulgária. 


terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O Governo Dutra E O Plano Salte



Devido à afinidade ideológica de Getúlio Vargas com o nazifascismo , que foi derrotado na Segunda Guerra , as oposições liberais se fortaleceram e , em 1945, conseguiram depor o presidente. Vargas retornou ao poder em 1951, dessa vez eleito pelo povo. Com sua saída , assumiu a presidência o general Eurico Gaspar Dutra , em 1946, que institui o Plano Salte , destinando investimentos aos setores de saúde , alimentação , transportes, energia e educação. Até 1950, quando terminou seu mandato, o Brasil passou por grande incremento da capacidade produtiva. Durante a Segunda Guerra , o país exportou diversos produtos agrícolas , industriais e minerais para os países europeus em conflito, obtendo enorme saldo positivo na balança comercial. Esse saldo , porém , foi utilizado no decorrer do governo Dutra com a importação de máquinas e equipamentos para as indústrias têxteis e mecânicas , com o reequipamento do sistema de transportes e com o incremento da extração de minerais metálicos , não metálicos e energéticos. Além disso, houve forte mudança na política econômica do país com a abertura à importação de bens de consumo , o que contrariava os interesses da indústria nacional. Os empresários nacionais defendiam a reserva de mercado , isto é , que o governo adotasse medidas que tornassem as mercadorias importadas mais caras ou mesmo proibissem sua entrada no país. Boa parte das reservas cambiais acumuladas ao longo da Segunda Guerra foi utilizada na importação de pastas de dente , geladeiras , óleos lubrificantes , chocolates , brinquedos , artigos decorativos e muitos outros produtos que agradavam à classe média. Ao utilizar as reservas , essa mudança obrigou o governo a desvalorizar o cruzeiro o cruzeiro em relação ao dólar e emitir papel moeda, o que levou  à inflação  consequente queda de poder aquisitivo dos salários. Existem textos que demonstram as três teorias de desenvolvimento que embasavam , a primeira metade do século XX, o debate político sobre o crescimento econômico. Note que há muitas semelhanças com as ideias discutidas.


Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos