TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Genótipo e Fenótipo


O conjunto de genes que um indivíduo possui em suas células é chamado de genótipo. O conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo é o seu fenótipo. Para a cor, se a ervilha apresentar dois alelos V no par de homólogos, seu genótipo será VV e o fenótipo será ervilha amarela. Se apresentar dois alelos v, terá genótipo VV e fenótipo ervilha verde. Caso represente o alelo V em uma cromossomo e v no outro , terá o genótipo VV e fenótipo ervilha amarela, uma vê que o alelo para cor amarela é dominante (seu efeito se manifesta da mesma forma tanto no zigoto como no heterozigoto). As ervilhas VV e VV são piras ou homozigotas. A ervilha  VV é hibrida ou heterozigota. É fácil concluir que um individuo com fenótipo dominante para determinada característica pode ser homozigoto ou heterozigoto, mas, se tiver fenótipo recessivo, será obrigatoriamente homozigoto ( o alelo recessivo só se manifesta em dose dupla).  Para compreender como as leis de Mendel funcionam, vejamos alguns aspectos da meiose ( a divisão celular por meiose) A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células , mas os gametas são haplóides, isto é, possuem metade dos cromossomos das outras células; portanto, apenas um cromossomo de cada par de homólogos. Essa redução ocorre durante a meiose. No inicio da meiose, os cromossomos estão duplicados: cada um é formado por duas cromátides (cromátides-irmãs). Os cromossomos homólogos se emparelham: o cromossomo duplicado de origem paterna fica alinhado com seu homólogo de origem materna. Durante a metáfase I, os cromossomos homólogos duplicados se colocam um de cada lado da região mediana da célula e separam-se: cada componente do par vai para uma célula. Na segunda divisão da meiose , os cromossomos duplicados alinham-se na região mediana de cada célula e as cromátides separam-se: cada cromátide vai para um dos pólos da célula. Formam-se , assim, quatro células, cada uma com um cromossomo simples de cada par de homólogos. Um esquema da meiose com apenas um par de cromossomos homólogos. Neles estão destacados um par de alelos V e v. Pode-se perceber que, no fim da divisão, formam-se células com apenas um desses alelos, V ou v.

sábado, 23 de setembro de 2017

Formação de Portugal

Henrique de Borgonha , genro de Afonso VI de Castela, recebeu como dote o Condado de Portugal , como feudo hereditário. Seu filho e sucessor , D. Afonso Henriques, venceu os muçulmanos foi proclamado rei de Portugal em 1139, inaugurando a Dinastia de Borgonha. As primeiras cortes portuguesas reuniram-se em 1143 e reconhecem D. Afonso Henrique  como rei , que se declarou independente de Castela A Dinastia de Borgonha governou Portugal por mais dois ´seculos . Conquistou TERRAS na região sudoeste da península e incentivou a agricultura , a indústria e o comércio. Importantes fontes de riquezas foram a exploração de jazidas minerais e a pesca de atum e sardinha. No ano de 1383 faleceu o soberano Fernando I, sem deixar descendentes masculinos. As Cortes reunidas em Coimbra aclamaram como rei o mestre da Ordem de Avis, João I, que começa a governar a Dinastia de Avis (1385-1580) . O rei de Castela , João I, casado com a filha única de Fernando I, invadiu Portugal , sendo derrotado na Batalha de Aljubarrota (1385). Portugal foi governado por quatro dinastias : Borgonha , Avis , Habsburgo (domínio espanhol) a Bragança. Portugal liderou , inicialmente , o movimento náutico. A Dinastia de Avis as conquistas marítimas. Os burgueses apoiaram D. João I, fundador da Dinastia (1383), na conquista do poder e nos empreendimentos marítimos. O declínio do comércio , por ocasião da Guerra dos Cem Anos, favoreceu também a expansão. A conquista de  Ceuta (1415) foi marco inicial. A Escola de Sagres , centro de pesquisas náuticas , incentivou muito a expansão marítima.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Evidências De Especiação

Há muitas evidências na natureza. Em alguns casos, há evidências da mesma espécie em uma grande área geográfica, cada uma ligeiramente diferente da outra. A população A cruza com a B; esta cruza com a C, que cruza com a D. Mas esta última população é tão diferente da A, que não cruza com ela ou, se o fizer, seus híbridos não serão férteis. Esse é o caso do pássaro asiático conhecido como felosa triquinoide. As populações dessa ave distribuem-se no sentido sul-norte, contornando o planalto tibetano, formando dois conjuntos de populações: uma do lado oeste e outra do lado leste. A distribuição das duas populações forma uma figura em anel. As populações vizinhas são bem parecidas e pode. cruzar entre si. Mas as diferenças aumentam ao longo do anel que, na Sibéria central, as duas populações coexistam sem se cruzar. Nesse caso , o canto do macho para atrair a fêmea é tão diferente entre as duas populações que as fêmeas de uma não reconhecem os machos da outra. A população . A especiação também pode ser observada  em laboratório. Em um experimento, uma população de drosófilas foi divididas em vários grupos. Alguns foram criados em meio de cultura à base de amido e outros, em meio de cultura à base de maltose. Depois de muitas gerações, as drosófilas criadas na cultura à base de amido eram capazes de digerir com mais eficiência esse nutriente. Quando os descendentes de ambas as culturas foram colocadas juntos em um recipiente , as fêmeas originadas de cultura à base de amido preferiam copular com machos também originados dessa cultura. O mesmo acontecia com as fêmeas vindas de meios de cultura à base de maltose. O experimento evidencia que o equivalente a um isolamento geográfico ( a separação da população em garrafas com nutrientes diferentes) foi capaz de selecionar mudanças fisiológicas e no comportamento reprodutivo. Há vários outros experimentos que levaram a um isolamento reprodutivo e, consequentemente à formação de novas espécies , feitos, geralmente , com drosófilas e outros insetos que se reproduzem rapidamente . O grande número de plantas que surgiram por poliploidia é mais uma evidência de especiação que pode ocorrer em apenas duas gerações . Por fim, não podemos. esquecer que também que a seleção artificial em alguns casos criou especies novas: carneiro domestico, por exemplo, está isolado reprodutivamente de uma de suas espécies ancestrais, Ovis Orientalis.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Defensivos Agrícolas


Em geral, as culturas agrícolas são muito sensíveis ao ataque de pragas, o que é particularmente perigosos nas monoculturas, nas quais os insetos e outros organismos parasitas (como fungos) se propagam com muita facilidade por causa da proximidade entre as plantas e da ausência de predadores naturais. Por isso o ser humano desenvolveu diversos tipos de defensivos, agrícolas, também chamados de praguicidas, pesticidas, agrotóxicos ou biocidas ( inseticidas, fungicidas, herbicidas, etc.), o que protegem as sementes, as plantações e os alimentos estocados contra o ataque de pragas. A degradação de alguns pesticidas, como os organoclorados, dos quais o diclorodifeniltricloroetano (DDT) é um exemplo, é lenta e eles tendem a se acumular ao longos das cadeias alimentares. Nos animais depositam-se no tecido adiposo, no cérebro, no fígado, nos rins, nos pulmões, nas glândulas sexuais, etc. e pode. causar problemas nesses órgãos. Outro problema é o envenenamento do agricultor por absorção direta, através da pele, dos olhos e das vias respiratórias , caso não se proteja com máscara, luvas e macacão. Na maioria dos países, incluído o Brasil, o uso do DDT e de outros organofosforados e os carbamatos, cuja degradação é mais rápida ( entre uma e doze semanas) . Mas esses produtos também podem ser tóxicos para quem os aplica se forem usados sem a devida proteção. Os agrotóxicos destroem sem distinção vários tipos de insetos , até mesmo aqueles que se alimentam de pragas nocivas, como o louva-a-deus, as vespas e a joaninha. Eles matam também outros insetos úteis , como as abelhas e as borboletas, responsáveis pela polinização. O uso prolongado de inseticidas favorece as linhagens que resistem naturalmente a seus efeitos. Com isso, as populações de insetos passam a ser formadas por grande numero de indivíduos resistentes.

domingo, 10 de setembro de 2017

A Primeira Guerra Mundial


Em 1907 Pablo Picasso, personagem-símbolo  das artes no século  XX, concluía  a obra-chave "As Donzelas de Avignon". As Donzelas parecem zombar das convenções para criar uma ilusão  de realidade. Onde está  a perspectiva?  Onde está o sombreado dos elementos para sabermos o lugar em que a luz incide? As figuras encontram-Se fragmentadas, apontado para direções distintas, pintadas com estilos diferentes. As três  donzelas da esquerda têm  os rostos moldados segundos antigas esculturas ibéricas. As da direita são  máscaras africanas. Picasso, com um olho em suas origens hispânica e outro na escultura negra, estava, agressivamente,  atacando um estilo consagrado de pintura. Como afirmou o crítico de arte e ex-prefeito de Roma Giulio Argan (1909-1992), "na história  da arte moderna [o quadro] é  a primeira ação de ruptura". Apesar de alguns artistas como Picasso estarem então  anunciando a crise da cultura européia  antes da Primeira Guerra Mundial , ainda predominavam um certo fascínio iluminista pela tecnologia, que conduziria o homem ao progresso, e pela luz da ciência,  que produziria homens cada vez melhores e mais sábios.  Mas o que a racionalidade tecnológica  produziu foi a mais devastadora guerra da História da humanidade. " As luzes se apagam em toda a Europa", disse o secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha na noite em que a Inglaterra e a Alemanha entraram em guerra. O progresso tecnológico  capacitou os combatentes a se exterminarem com uma eficiência sem precedentes. A Europa se converteu num matadouro:  cerca de 17 milhões  de mortos e 20 milhões  de feridos. Armas químicas,  aviões bombardeiros e submarinos inauguraram a era do massacre.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A Resistência

Apesar de amordaçada pela censura, a sociedade brasileira encontrou meios para resistir à onda de violências que dominavam o país.  As reações eram pequenas se comparadas com outros momentos de mobilização,  mas nem por isso menos importantes. Com a repressão sobre os estudantes, intelectuais e operários,  com as cassações e perseguições aos parlamentares de oposição  e com declínio  dos grupos guerrilheiros , era necessária  muita habilidade aos parlamentares de oposição e com o declínio dos grupos guerrilheiros, era necessária  muita habilidade para enfrentar a ditadura. Jornais que tinham suas matérias  censuradas passaram a publicar trechos de poesias. O Estado de S. Paulo estampavam estrofes de Os Lusíadas e o Jornal da Tarde, receitas de bolos. Era uma forma de lembrar aos leitores que haviam sido censurados pela repressão.  Compositores elaboraram letras para canções repletas de duplos sentidos, pudessem confundir os censores. Chico Buarque,  cansado de ter suas músicas  proibidas,  criou um novo nome -Julinho de Adelaide- , a quem atribuiu a autoria de três de suas canções: Acorda Amor, Jorge Maravilha e Milagre Brasileiro. Irônico,  o compositor fez Julinho dar uma entrevista ao Jornal Última  Hora em setembro de 1974. No ano seguinte, Julinho já havia "morrido" , mais uma vez por obra de seu criador. Mas foram as lideranças progressivas da Igreja católica,  através de suas pastorais, que exerceram o principal papel de resistência nesses anos tão  difíceis.  "Voz daqueles que não  tinham voz", ela colocou advogados à disposição das famílias  dos presos políticos.  O objetivo inicial era encontrar os prisioneiros e garantir-lhes assistência jurídica.  O cardeal-arcebispo de São  Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, fez duras críticas  aos militares, condenou publicamente as torturas praticadas e denunciou os assassinos cometidos. Membros da Igreja deram abrigo a militantes de esquerda e ajudaram a organizar fugas para fora do país.  Juntamente  com líderes  protestantes e judaicos , o clero católico  desafiava a hierarquia militar.

Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos