TNT Sports

Veja Também

Gif[0908]

Gif[0908]
PSG

terça-feira, 30 de maio de 2017

Expansão


A partir dos anos 1950 , intensificou-se o processo de expansão das multinacionais em direção a diversas regiões do mundo. Até então concentrada na Europa , no Japão , nos Estados Unidos e no Canadá , a produção industrial se espalhou por vários países. Num primeiro momento, os países subdesenvolvidos que mais receberam filiais das multinacionais foram Brasil, Argentina , México e  África do Sul, todos com grande mercado consumidor e com capacidade para processar algumas matérias-primas necessárias à produção das multinacionais.
Mais tarde , em meados da década de 196' , esse processo de expansão das multinacionais e disseminação da atividade industrial atingiu a Coréia do Sul, Taiwan , HONG KONG (Que seria incorporado à China em 1997) e Cingapura.
A partir dos anos 1980 , outros países do sudeste asiático passaram a integrar o grupo : Malásia , Tailândia , Indonésia e China. Todos esses países , cuja industrialização intensificou-se após a década de 1950, foram agrupados sob a sigla NIC - Newly Industrialized Countries (Novos Países Industrializados). Há ainda uma maior  concentração industrial nos países desenvolvidos do hemisfério Norte. Mas, fora das regiões tradicionalmente industrializadas da Europa , da América do Norte e do Japão,  surgiram várias outras : No sudeste do Brasil ; em Pretória e em Johannesburgo (África do Sul); no leste da China ; no sul e sudeste da Ásia.


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Populações Marinhas em Perigo


Estima-se que cerca de um terço das espécies marinhas encontram-se ameaçada de extinção , principalmente por causa da eficiência da pesca em escala industrial , que utiliza grandes navios pesqueiros capazes de localizar os cardumes por satélite ou sonar e de fazer a captura com imensas redes de arrasto. Essas redes , puxadas junto ao fundo do mar, acabam arrastando também moluscos , crustáceos e peixes pequenos demais para o comercio , que , em sua maioria , morrem esmagados na própria rede ou no convés dos barcos , muito antes de serem devolvidos ao mar. Apesar da imensa área marítima, os seres aquáticos estão concentrados em um número relativamente pequeno de "oásis" : Os recifes de corais , as zonas próximas ao litoral e as zonas de ressurgência .A pesca também se concentra nessas regiões , o que aumenta o risco de extinção das espécies.


Alguns cientistas sugerem que a indústria de pesca diminui em 50% o número de peixes capturados por ano. Em 2002 , ocorreu um Johannesburgo (África do Sul) a Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável, conhecida como RIO+10 , por ocorrer dez anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o desenvolvimento , realizada no Rio de Janeiro em 1992. Naquela reunião , houve um acordo entre os países participantes no sentido de recuperar os estoques de peixes comerciais até 2015 (Se possível , antes) , estabelecendo áreas de proteção marinha até 2012 . O instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA ) proíbe a pesca de arrasto em certas regiões de vários estados. Alarme de aumentar o número de áreas protegidas , estão sendo estudados mecanismos legais para regular a exploração em águas internacionais. Apesar dos problemas a curto prazo , essa medida garantiria o futuro das reservas de peixes. Claro que uma parte dos recursos naturais precisa ser utilizada para atender às necessidades humanas. Mas outra parte deve ser preservada , de modo a não provocar desequilíbrios no ambiente e não colocar em perigo a capacidade de sustentação das próximas gerações.


segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Deslocamento de Pessoas



O deslocamento de pessoas entre países , regiões , cidades , etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo , pois envolve as mais variadas classes sociais , culturas e religiões . Os motivos que levam a tais deslocamentos são diversos e apresentam consequências positivas e negativas dependendo das condições  e dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ambientais que ocorrem. Existem , por exemplo, causas religiosas , naturais político - ideológicas , psicológicas e também guerras, entre outras , associadas a esses movimentos  populacionais. Mas , o que se verifica ao longo da história é que predominam os fatores de ordem econômica. Nas áreas de repulsão populacional , observam-se crescente desemprego , subemprego e baixos salários: já nas áreas de atração populacional , vislumbram-se melhores perspectivas de emprego e salário e, portanto , melhores condições de vida . É ocaso da emigração em direção aos países membros da OCDE , com destaque nos Estados Unidos , Canadá , Japão , alguns países da Europa Ocidental e Austrália. Os movimentos populacionais podem ser classificados em Voluntário, Forçado e Controlado .
Qualquer deslocamento de pessoas traz consequências demográficas (o número de habitantes aumenta nas áreas de atração e diminui nas de repulsão) e culturais (influências  em termos de língua , religião , culinária , arquitetura , artes e costumes em geral  ). Enquanto se limitam aos aspectos culturais , as consequências costumam ser positivas , pois ocorre a troca e o enriquecimento dos diferentes postos em contato. Em 2005, segundo dados da ONU, cerca de 190 milhões de pessoas residiam fora de seu país de origem , o que equivale aproximadamente a toda a população brasileira em 2009 ou 3% da população mundial , percentual que duplicou desde 1970.
Parte do aumento do percentual de imigrantes na população mundial está ligada , principalmente , ao desmembramento político-territorial da União Soviética . Antes da fragmentação territorial havia 2,4 milhões de imigrantes na antiga  superpotência ; em 2000, cerca de 29 milhões  de pessoas , ou 16% do total mundial, eram imigrantes  em países que fizeram  parte da União Soviética . Dessa forma, o desmembramento das repúblicas que a compunham em novos 15 países  provocou um aumento de quase 27 milhões de imigrantes no total mundial . Na verdade, são pessoas que moram na antiga União Soviética, mas fora de seu país de nascimento , por exemplo , há muitos russos vivendo na Ucrânia , no Cazaquistão e outros.


domingo, 14 de maio de 2017

Carvão Mineral e Gás Natural


O carvão mineral e o gás natural ocupam , respectivamente , a segunda e a terceira posições no consumo mundial de energia: o carvão mineral é  responsável por aproximadamente  40% da geração de eletricidade  e o gás natural, cerca de 20%. Isso significa que mais da metade da energia elétrica produzida no planeta é obtida em usinas que utilizam carvão mineral ou gás natural como fonte primária de energia. Entre as fontes não renováveis de energia o carvão mineral é a mais abundante, principalmente no Hemisfério Norte. Além disso , segundo estimativas , quando o petróleo se esgotar, as reservas de carvão ainda terão uma vida útil muita longa . Isso o torna substituto imediato do  petróleo em situação de crise e aumento de preço. Uso do carvão mineral, porém , acarreta sérios prejuízos ambientais , pois sua estrutura molecular contém enorme quantidade  de carbono e enxofre que , após a queima, são lançados na atmosfera na forma de gás carbônico (CO2) , que grava o efeito estufa , e de dióxido de enxofre (SO2) , o grande responsável pela chuva ácida. O carvão mineral é uma rocha metamórfica de origem sedimentar e não deve ser confundido com vegetal , obtido da madeira carbonizada em fornos. No que se refere à sua utilização prática , o carvão mineral é muito  mais energia que a do carvão vegetal , o que amplia suas possibilidades de utilização  em atividades siderúrgicas e na produção de energia em usinas termelétricas. Além de constituir fonte de energia , o carvão mineral é importante matéria prima da indústria de produtos químicos orgânicos , como piche , asfalto , corantes, plásticos, inseticidas , tintas e náilon , entre outros. Já o gás natural , além de ser mais barato e facilmente transportável em dutos , apresenta uma queima quase limpa , que polui pouco a atmosfera em comparação ao carvão e ao petróleo.
É uma fonte de energia muito versátil, que pode ser utilizado na geração de energia elétrica, nas máquinas e altos-fornos industriais , nos motores de veículos , nos fogões e no aquecimento das residências , entre outros , dessa forma , vem sendo cada vez mais utilizado nos transportes , na termelétrica , na produção industrial e no consumo doméstico. A partir da década de 1980 , o consumo de gás natural vem apresentando forte expansão . Segundo a Agência Internacional de Energia, entre 1973 e 2008 a produção mundial mais que dobrou , passando de 1,2 bilhão para 3,1 bilhões de metros cúbicos , mas , mesmo assim, manteve e terceira posições na matriz energética mundial , com o petróleo  e o carvão mineral á frente. No entanto , entre as fontes utilizadas em usinas termelétricas saltou  do quarto para o segundo lugar , ficando atrás  apenas do carvão.

Assuntos

Veja Mais

Atualidades

Zé Roberto - Top 5 Goals

 

HRADECVISION

Outros Conteúdos